Serviços municipais funcionam normalmente esta semana

Diante da não adoção do ponto facultativo devido à suspensão do Carnaval em Salvador, a Prefeitura manterá o funcionamento normal das repartições públicas, unidades de saúde e escolas do Município. Até a quarta-feira (2), a força-tarefa formada pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) conta com cerca de 200 agentes circulando pela Barra, Ondina e Centro Histórico para fiscalizar os espaços com o apoio das Polícias Civil e Militar.

Está proibido qualquer tipo de manifestação cultural e atividade sonora em área pública no período, conforme determina decreto estadual. Além da fiscalização nos pontos turísticos, a Sedur tem equipes volantes atendendo às denúncias feitas através do Fala Salvador 156.

Trânsito – Os agentes da Transalvador também atuam normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. Os locais de entrada e saída da cidade, a exemplo da Rodoviária, Terminal de São Joaquim e Avenida Luís Viana (Paralela), são monitorados.

Além disso, o Núcleo de Operação Assistida (NOA) também está monitorando o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze da Lei Seca também são mantidas. O contato com a autarquia pode ser feito pelo Fala Salvador 156 ou pelo aplicativo NOA Cidadão.

Saúde – Além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), gripários e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão em pleno funcionamento durante 24 horas; as Unidades Básicas de Saúde também fazem o atendimento normal da população, no horário das 8h às 17h. O serviço de vacinação também prossegue normalmente.

Educação – As aulas nas escolas públicas da rede municipal acontecem sem alterações.

Simm – O Serviço de Intermediação de Mão de Obra mantém os atendimentos para a consulta de vagas de emprego e informações sobre o Seguro Desemprego. Microempreendedores Individuais também poderão agendar atendimentos no Centro do Empreendedor Municipal (CEM). O site para agendamento é o www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br.

Prefeituras-Bairro – As unidades funcionam normalmente nesta segunda, terça e quarta-feira, das 8h às 17h. Os atendimentos podem ser agendados por meio do site horamarcada.salvador.ba.gov.br ou pelo Fala Salvador 156.

Mobilidade – Os ônibus circulam normalmente e os ascensores também têm funcionamento normal. O Elevador Lacerda segue funcionando no horário das 7h às 22h; o Plano Inclinado Liberdade – Calçada, das 6h às 18h; o Pilar, das 7h às 18h e o Gonçalves, das 8h às 18h. A travessia Plataforma-Ribeira é realizada das 6h às 19h.

Mercados Municipais – Os mercados municipais funcionam normalmente na segunda, terça e quarta-feira, exceto o Mercado Popular, que só abre a partir das 5h de terça-feira (1º).

Equipamentos de lazer – Os eventos públicos estarão suspensos, mas o lazer e o contato com a cultura seguem totalmente disponíveis tanto nos espaços culturais da cidade, a exemplo da Casa do Carnaval da Bahia, Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, Museu da Música, Espaço Carybé de Arte e Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana; como nos parques municipais. O funcionamento dos espaços de cultura pode ser conferido na aba Museus do site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), no endereço www.secult.salvador.ba.gov.br.

O Parque Municipal Joventino Silva, mais conhecido como da Cidade, no bairro do Itaigara, e o Parque dos Ventos (Boca do Rio) funcionam das 5h às 22h de segunda a sexta-feira e das 5h às 19h nos finais de semana. O Parque Lagoa dos Pássaros, situado no Stiep, funciona de terça a domingo, das 5h às 19h.

O Parque Lagoa dos Dinossauros também está aberto de terça-feira a domingo, mas no horário das 8h às 17h, na Avenida Professor Manoel Ribeiro, 618, Stiep. O agendamento para este último pode ser feito no site lagoadosdinossauros.salvador.ba.gov.br.