Logo Prefeitura de Salvador

Servidores municipais participam de campanha de doação de sangue

Para contribuir com o aumento dos estoques de bolsas de sangue do Hemoba, servidores da Prefeitura de Salvador se uniram e estão se dirigindo até a próxima semana à sede do hemocentro, localizada na Avenida Vasco da Gama, para realizar a doação de sangue. Iniciada na segunda-feira (14), a ação faz parte do projeto Servidor Solidário, coordenado pelo Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres. A expectativa é de que mais de 500 servidores realizem as doações. 

A abertura da ação contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos. Dentre os doadores estiveram os colaboradores da Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Um dos idealizadores da campanha, o diretor da Dsip/Semop, Júnior Magalhães, falou sobre a importância do ato.  

“Essa iniciativa nasceu para estimular a participação e caridade dos nossos colaboradores na doação de sangue. Infelizmente, o Hemoba está com baixo estoque de bolsas de sangue e, pensando nisso, idealizamos esse movimento de solidariedade que, com certeza, salvará outras vidas”.  

Bastante emocionada, a analista de Processos de Iluminação Pública da Dsip, Anna Christina Degaut, fez um breve comentário sobre a iniciativa. “Cada doação recebida aqui ajuda outras pessoas. Quando pensamos em realizar esses gestos, estamos retribuindo sentimentos para com o próximo, é por isso que estamos aqui inteiramente. Do outro lado, tem alguém que não ficará mais aflito, pois a ajuda está chegando”.  

Realizando pela primeira vez a doação de sangue, o analista técnico da Dsip, Diego Paiva, disse que esse gesto será o primeiro de muitos. “Foi bem mais rápido do que eu imaginei. A equipe do Hemoba foi bastante gentil conosco, descontraiu um pouco para nos deixar mais tranquilos. Essa é a minha primeira doação e que, com certeza, será a primeira de muitas”.  

Em dois dias de campanha, também já compareceram ao local os colaboradores das secretarias de Governo (Segov), de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), de Ordem Pública (Semop), de Manutenção da Cidade (Seman) e da Educação (Smed), além da Procuradoria Geral do Município (PGMS), Empresa Salvador Turismo (Saltur), da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). 

Como doar— Com o baixo estoque de bolsas sanguíneas, o Hemoba convoca toda a população para contribuir com os estoques. Para doar, o cidadão precisa apresentar documento de identificação legível; ter idade entre 16 anos e 69 anos, 11 meses e 29 dias; ter feito a primeira doação antes dos 60 anos; ter peso superior a 50 kg; estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação (caso seja após o almoço, aguardar duas horas); estar descansado e em boas condições de saúde no dia. Caso o doador tenha idade entre 16 e 19 anos, deverá estar acompanhado de um responsável legal.  

Skip to content