Servidores municipais participam de capacitação sobre primeiros socorros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) iniciou a capacitação sobre primeiros socorros para servidores e colaboradores da Prefeitura de Salvador. Na terça-feira (12), mais 20 profissionais da administração municipal estiveram presentes na atividade, realizada no Núcleo de Ação Permanente de Vida do Samu, localizado no bairro do Pau Miúdo. A ação é realizada em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Escritório de Governança Social, dentro do projeto Viva Coração.

Com carga total de 4h e ênfase em situações de emergência, o treinamento foi dividido em duas partes. Na primeira parte, teórica, os treinados puderam receber informações importantes do processo que leva a um indivíduo ter uma parada cardiorrespiratória. Em seguida, a parte prática envolveu simulação de compreensões cardíacas para reanimação. Toda a aula segue os protocolos de segurança contra a Covid-19.

A chefe de Operações Especiais e Educação Permanente do Samu, Nadja Gonçalves, destaca a importância de todos terem conhecimentos sobre primeiros socorros. “Eu digo sempre que sempre o curso de primeiros socorros é voltado para o ser humano. Então, diante de um caso de parada cardiorrespiratória, você ter alguém preparado para atender e dar um suporte inicial, até que um suporte avançado chegue, é a diferença entre a vida e a morte de alguém”, declarou. Isso porque, a cada minuto que um indivíduo não recebe nenhum tipo de assistência, é 10% menor a oportunidade de ele ser reanimado.

Sempre – Dentre os participantes estavam os servidores da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Sempre).  O colaborador Valdir Martins lembrou da importância em ter conhecimentos sobre primeiros socorros.

“Recentemente presenciei uma pessoa ser vítima de parada cardiorrespiratória e, infelizmente, ao redor dela não haviam pessoas capacitadas para realizar esses primeiros socorros. Esse é um treinamento que, além do nosso ambiente de trabalho, poderemos executar em outros locais, como em nossas casas, em nossa vizinhança. Ou seja, ele será útil para nós, enquanto cidadãos, para atuarmos em qualquer emergência”.

A coordenadora do Centro Referência da Assistência Social (Cras) de Mata Escura, Elaine Araújo, disse que a iniciativa é positiva e a ideia é repassar para os colaboradores da unidade o que foi aprendido. “Eu havia feito outras capacitações como essa, inclusive já atuei como brigadista em um hospital. Mas, hoje, para mim, está sendo uma nova experiência, com novos conhecimentos adquiridos”.