Sete de Abril ganha proteção de encosta e ação de recuperação de escadarias

Dentro dos investimentos realizados na proteção de áreas de risco, para proporcionar segurança e dignidade às famílias que residem nestas localidades, a Prefeitura entregou nesta quinta-feira (8) uma nova geomanta à população. A estrutura, localizada na Rua Clériston Andrade, em Sete de Abril, foi entregue pelo prefeito Bruno Reis e pelo diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, dentre outras autoridades. Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para requalificação de 14 escadarias no bairro.

Sobre o trabalho de proteção das áreas de risco, o prefeito lembrou que Salvador tem direcionado seus esforços para que vidas sejam resguardadas nestes locais. “Emocionante conversar com os moradores que relatam que esta obra foi aguardada por mais de 30 anos. Mas hoje, nestes 20 meses de gestão, já entregamos 36 obras de encostas definitivas na cidade e temos mais 22 em execução. Com geomantas já protegemos 241 áreas e temos mais dez obras em execução. E assim, mesmo com muita chuva que tivemos este ano e em 2021, não perdemos nenhuma vida”, detalhou.

A ideia, afirmou o prefeito, é que o trabalho nas áreas de risco da capital baiana possa alcançar ainda mais soteropolitanos. “Salvador vai seguir avançando na proteção das áreas de risco dando segurança e dignidade às famílias, de modo que elas possam ter noites de sono mais justas e tranquilas, principalmente no período de chuvas. Continuamos mapeando as áreas, mobilizando projetos e vamos proteger ainda mais locais”, afirmou.

A geomanta foi instalada em uma área de 467 m² e teve investimento orçado em R$91,4 mil. Foram beneficiadas com a proteção da área 36 famílias. A técnica de PVC e concreto jateado impede que ocorram deslizamentos de terra, principalmente em épocas de chuvas intensas na capital.

A dona de casa Rosenei Sales Bonfim, 41 anos, contou que a intervenção é a realização de um sonho. “Estamos achando essa geomanta uma maravilha. A gente não dormia quando chovia. Da última vez que a encosta deslizou, o barro caiu em cima de mim. Graças a Deus, agora vamos ter sossego e segurança com essa obra”, afirmou emocionada.

Outras intervenções – As escadarias em Sete de Abril que passarão por intervenção da Prefeitura estão localizadas nas ruas Clériston Andrade, 13 de Maio, José Santiago de Oliveira e Lourival Diniz, e na travessa Adilson Pereira Silva. A expectativa é que o serviço seja concluído nos próximos 30 dias.

No fim do mês de agosto, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) também autorizou o início da recuperação de outros cinco equipamentos na região, na comunidade de Bosque Real. Na ocasião, as obras foram autorizadas para recuperar os equipamentos situados nas travessas Rubens de Araújo, João de Deus, Mamede, Pedrão e São Miguel. O investimento neste grupo de escadarias foi avaliado em R$103,8 mil.

Criado: 08 Setembro 2022