Logo Prefeitura de Salvador

Setembro Amarelo motiva feira de saúde em Cassange

Os moradores de Cassange receberam, nesta sexta-feira (9), uma feira de saúde promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dentro da programação pelo Setembro Amarelo, de cuidado à saúde mental e prevenção ao suicídio. A ação foi realizada na sede da Sociedade Espírita Deus é Amor (Seja) e contou com a participação de técnicos das Unidades de Saúde da Família (USF) Ceasa, Coração de Maria e Jardim Campo Verde, além de multiprofissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) Franco Basaglia. 

No evento foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, inscrição no Auxílio Brasil e orientações sobre alimentação saudável, imunização, vitamina A, saúde bucal, saúde da População Negra, saúde mental, pré-natal e Planejamento Familiar. A programação envolveu ainda distribuição de preservativos, atividade educativa de combate às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e teste rápido, oficina de turbantes e tranças, mobilização social do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vacinação antirrábica animal e atendimento médico e preventivo (previamente agendados). 

O Caps também promoveu rodas de conversa com a temática “Valorização da vida”, com estratégias de prevenção do suicídio. As palestrantes foram a psicóloga Dinúbia de Araújo e a enfermeira Carolina Santos, ambas da equipe do Caps II Franco Basaglia. 

A coordenadora do Distrito Sanitário Itapuã, Erinalva França, enfatizou a importância da feira de saúde para a população local. “A atividade foi realizada em Cassange por ser uma área de grandes vulnerabilidades e de difícil acesso a serviços públicos, incluindo a saúde”, destacou.

Criado: 09 Setembro 2022

Skip to content