Simm Mulher realizou mais de 1 mil encaminhamentos para vagas de emprego

Em meio à pandemia de Covid-19, a manutenção e a conquista do emprego são fatores essenciais à sobrevivência do cidadão e ao pleno funcionamento da economia. Por conta disso, ações inovadoras como o Simm Mulher – importante braço do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra – vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), encaminhou 1.074 mulheres para vagas no mercado de trabalho, entre o início de 2020 e os dois primeiros meses deste ano.

Segundo a diretora de Trabalho e Empreendedorismo, Maria Eduarda Lomanto, o importante neste serviço é o encaminhamento para as vagas de emprego. Ela acredita que iniciativas como os programas de treinamento a serem oferecidos pela Semdec – a exemplo do Treinar para Empregar – são importantes facilitadores deste trabalho. “Vamos oferecer qualificações voltadas para as vagas em aberto, para que as pessoas possam aumentar suas chances de empregabilidade”.

Desde 2020, o agendamento para a busca por vagas ocorre de forma on-line. Em fevereiro último, a marcação passou a acontecer também por hora marcada via WhatsApp, a partir do cadastro no site www. agendamentosemtel. salvador. ba. gov. br . No horário combinado, uma atendente do Simm entra em contato com o postulante à vaga e conversa sobre as características do candidato em relação ao que pede a vaga disponibilizada.

Criado em 2020, o Simm Mulher, serviço específico para atendimento às mulheres, tem o intuito de oferecer um tratamento voltado ao público feminino, atuando diretamente na qualificação das mulheres. Até o momento, foram 26 cursos de qualificação ofertados, com o total de 378 alunos certificados, sendo que 235 são mulheres.

De acordo com dados da secretaria, as mulheres soteropolitanas possuem características empreendedoras, formando 47,91% do total de empresários do município. “A Semdec tem como estratégia treinar para empregar. Acreditamos que, com a qualificação, os números de encaminhamentos para as empresas continuarão a crescer. A mulher, na sua essência, tem um perfil multitarefas, tem sensibilidade e uma enorme capacidade de resiliência – ingredientes importantes nesse momento para o sucesso”, conclui Maria Eduarda.