Logo Prefeitura de Salvador

Simm tem departamento para atender pessoas com deficiência

 

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) implantou atendimento especializado com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. A ação visa garantir o cumprimento da lei 8.213, que vigora desde 1991 e que garante a essa parcela da população o direito de preencher de 2 a 5% dos postos de trabalho, em empresas com mais de 200 empregados.

 

SIMMDEFICIENCIA2808

 

Salvador ocupa atualmente o 18º lugar no ranking brasileiro das capitais no que se refere à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. De acordo com o Centro Demográfico de 2010, na cidade, cerca de 530 mil pessoas apresentam algum tipo de deficiência.

 

Segundo o secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS,  é preciso mudar esta realidade o mais rápido possível e esta é a razão da criação de um grupo específico para atender pessoas com deficiência, no SIMM: “ Além disso, a Semps participa de comitês do Ministério Público do Trabalho, que realizam reuniões periódicas com o objetivo de sensibilizar os empresários a incluir pessoas com deficiência entre os seus empregados. Outra ação da secretaria é sensibilizar os portadores de deficiência a procurar o SIMM e preencher as vagas que oferecemos” pontua.

 

Para facilitar  a inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho o SIMM conta, ainda, com sistema especial para agendar os atendimentos. O serviço pode ser programado através dos números 0800-2853111 (para ligações gratuitas) ou 2203- 2016, de segunda a sexta-feira, das 08 às 16 horas.

 

“Com a utilização deste serviço as pessoas não mais precisam se deslocar de madrugada de suas casas para nossas unidades do SIMM, nem esperar muito tempo pelo atendimento. Por telefone, o interessado numa vaga de emprego escolhe a hora e o posto de atendimento que mais lhe convém e pode chegar próximo ao horário de atendimento, sem enfrentar filas ou contratempos”, explica  o secretário Mauricio Trindade.

 

Atualmente, o banco de dados do Serviço dispõe das seguintes vagas:

 

8 vagas para Auxiliar de administração – 1º Emprego

Ensino médio completo, não exige experiência.

 

2 vagas para Motorista entregador  

Ensino médio completo, sexo masculino, 6 meses de experiência.

 

4 vagas para Ajudante de carga e descarga de mercadorias

Ensino fundamental incompleto, não exige experiência.

 

6 vagas para Auxiliar de limpeza

Ensino fundamental completo, não exige experiência.

 

1 vaga para Cumim

Ensino fundamental incompleto, não exige experiência.

 

1 vaga para Auxiliar de cozinha

Ensino fundamental incompleto, não exige experiência. 

 

Os interessados em ocupar uma destas vagas devem ir a um dos postos do Simm, no Comércio – Rua Miguel Calmon, 382; no Cabula – Praça da Mangueira, 84; em Cajazeiras – Estrada do Coqueiro Grande, 1.902; na Boca do Rio – Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja; em Itapuã – Avenida Dorival Caymmi, s/nº, dentro da Feira de Itapuã, levando originais da Carteira de Trabalho, carteira de Identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

 

Skip to content