Sistema de combate à dengue de Salvador representa o Brasil no Panamá

O uso da Tecnologia da Informação como aliada no combate a dengue. Esse é o objetivo do Sistema Integrado de Zoonoses (SIZ), que consiste na utilização de dispositivos móveis (os mesmos usados pelo IBGE durante o censo) para o auxílio dos profissionais de saúde no combate ao mosquito transmissor da doença. Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde, o sistema pioneiro está representando o Brasil durante o congresso sobre a doença que aconteceu esta semana no Panamá (se encerra hoje, 22), com a participação de outros 33 países.

O convite para o evento foi feito pelo Ministério da Saúde logo após a 13ª Mostra Nacional de Experiência Bem-Sucedidas em Epidemiologia, que aconteceu no mês de outubro (18), em Brasília, quando o SIZ recebeu o prêmio de melhor tecnologia da informação e comunicação no combate às endemias do país.

Essa nova tecnologia, que utiliza o sistema GPS com a base cartográfica da capital baiana, o que favorece o mapeamento e a intervenção dos 1.800 agentes de endemias, permite que os profissionais realizem o número de visitas domiciliares preconizadas pelo Ministério da Saúde (que é de 25 imóveis por dia) em um período de tempo muito menor, podendo, assim, atingir uma quantidade maior de possíveis focos do Aedes aegypti. Além disso, propicia uma economia aos cofres públicos e diminui o impacto ambiental com a redução do uso de papel, otimizando o planejamento das ações de campo com maior eficiência e eficácia.

O SIZ também possibilita que o cidadão, através do protocolo de serviço gerado após as visitas dos agentes de combate às endemias, possa visualizar pela internet a situação do seu domicílio e das casas vizinhas, dinamizando o combate direto aos focos do mosquito.

Os equipamentos já estão sendo utilizados nos trabalhos de campo realizados no Distrito Sanitário Centro Histórico. O projeto já está em fase de implantação do DS Boca do Rio e a meta da administração é que já em 2014 todos os 12 Distritos Sanitários da cidade já estejam com a nova tecnologia implantada.