Sistema eSalvador completa um ano com mais de 160 mil processos cadastrados

Criado em setembro de 2020 para modernizar o envio de documentos e zerar a circulação de papel no âmbito da Prefeitura, o sistema de processo eletrônico eSalvador completa um ano com a marca de 160 mil processos cadastrados e a economia de cerca de 700 milhões de páginas de papel, equivalente a 700 árvores que deixaram de ser desmatadas. A ferramenta tem como objetivo realizar os atos administrativos da Prefeitura em ambiente eletrônico, permitindo criar, tramitar, consultar e arquivar processos com segurança, agilidade e transparência.

O software responsável pelo programa foi criado pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e oferece módulos e funcionalidades para realizar os processos de forma prática e intuitiva. O eSalvador já tem mais de 56 mil usuários que foram capacitados para utilizar a ferramenta e 89,1% destes o consideram mais positivo, em todos os sentidos, do que o sistema de processo físico.

O sistema trouxe celeridade, economicidade e sustentabilidade para o município, transformando o trabalho dos órgãos e otimizando a prestação dos serviços públicos para o cidadão. Em um único dia, por exemplo, são abertos cerca de 600 a 700 processos na Prefeitura. Além disso, o tempo das licitações, aproximando o município da meta estabelecida no planejamento estratégico, foi reduzido para 90 dias.

O secretário da Semge, Thiago Dantas, explicou que o eSalvador foi implantado em meio à pandemia de Covid-19 e se tornou essencial para o funcionamento dos setores essenciais da administração municipal, principalmente com a adoção do home office no período. “Estamos falando também de uma iniciativa que materializa a agenda de sustentabilidade, de transparência e, sobretudo, de eficiência no uso de recursos públicos, destacou. O gestor acrescentou ainda que a estimativa é de que, até 2023, os processos físicos deixem de ser utilizados no município.

Impacto – A plataforma vem agregando valor ao atendimento aos cidadãos nos órgãos municipais, em especial às demandas de informação, produtos ou serviços solicitados, contribuindo para a coleta de dados estatísticos e informações assertivas para o planejamento e estabelecimento de boas práticas de gestão no âmbito da Prefeitura.

O eSalvador é utilizado internamente por colaboradores vinculados aos 33 órgãos e entidades da administração municipal. A pasta recordista em abertura de processos é a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguida pela Procuradoria Geral do Município (PGMS), Semge e Secretaria de Educação (Smed).

O tipo de processo mais aberto no âmbito do município é o pagamento dos fornecedores, seguidos dos protocolos na área da saúde – atendimento ao cidadão, como liberação de equipamento médico/ hospitalar e regulação. Depois, informações judiciais (PGMS) e férias.

Acesso – Cada usuário possui cadastro único e personalizado de acordo com as atividades exercidas na unidade de lotação do colaborador. Na pandemia, a iniciativa também facilitou a transição das comunicações externas com órgãos municipais de forma digital, que hoje dialogam com a autarquia através de e-mail, e o acesso ao trabalho remoto também foi facilitado, graças à implementação do sistema.