Sistema Municipal de Cultura é debatido em audiência pública

Depois de protocolar o projeto de lei, que implementa o Sistema Municipal de Cultura, há cerca de um mês, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, acompanharam de perto a primeira discussão sobre o assunto, numa audiência pública. O evento coordenado pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara de Vereadores aconteceu na manhã desta quinta-feira (5), no Centro Cultural.

De acordo Bellintani, o debate sobre o Sistema Municipal de Cultura com a população é importante para o aprimoramento da Lei da Cultura, que está em tramite na Câmara. “Queremos aprovar o projeto quando ele estiver pronto e com a participação da sociedade. Defendemos um modelo de cultura com políticas públicas consistente para aquilo que a cidade quer”, enfatizou.

O secretário faz questão de destacar a iniciativa do vereador Silvio Humberto, presidente do colegiado de Educação e Cultura, idealizador da audiência pública. “Só temos que enaltecer a iniciativa do o vereador Silvio Humberto, que entendeu a necessidade de uma construção coletiva para o sistema proposto pela prefeitura”, destacou o secretário.

Também participaram do debate os vereadores Claudio Tinoco (DEM), Léo Prates (DEM), Hilton Coelho (PSOL), Aladilce Souza (PCdoB), Everaldo Augusto (PCdoB), além de artistas de várias áreas e agitadores culturais.