SMS abre ponto de testagem rápida contra a Covid-19 na UPA Barris

Para ampliar a oferta de teste rápido para detecção da Covid-19, em Salvador, um ponto de testagem será aberto pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta sexta-feira (18), como anexo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris. O local vai funcionar exclusivamente no turno vespertino, nesta sexta, entre 14h e 17h.

A tenda vai ofertar 200 exames por dia aos usuários que apresentarem sintomas para a doença e vai funcionar diariamente das 8h às 17h. O exame é realizado através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o laudo sai em até 45 minutos.

As pessoas que apresentarem resultado positivo serão atendidas por um médico, que vai passar as recomendações sobre como se preservar no período de isolamento e outras orientações. Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, será avaliada a necessidade de encaminhamento para UPA ou internamento hospitalar.

O titular da pasta, Decio Martins, ressalta que esse reforço na assistência dos soteropolitanos visa a detecção precoce do vírus, além de conter a disseminação entre os munícipes. “Apelamos para que a população colabore. Se estiver com sintomas, utilize os equipamentos de proteção, faça o teste e, em caso de resultado positivo, se isole para uma boa recuperação. Paralelamente, para evitar o contágio e a superlotação das unidades, o cidadão deve se vacinar contra o vírus. São mais de 100 postos mobilizados para ofertar o imunobiológico na capital baiana”.

Além do novo ponto de testagem, o serviço também pode ser encontrado em mais de 40 postos de saúde espalhados pela cidade, com cerca de 100 exames ofertados em cada unidade. A lista completa é atualizada diariamente e divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Salvador, veículos de comunicação e no site www.saude.salvador.ba.gov.br .

Criado: 18 Novembro 2022