Sobe para 41 o número de unidades de saúde reformadas pela Prefeitura

A Prefeitura continua com a maratona de inaugurações na capital. Nesta segunda-feira (16), o prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregaram às comunidades de Santo Inácio e Novo Marotinho mais duas unidades de saúde totalmente reformadas. Com a adequação desses dispositivos, chega a 41 o número de postos entregues à população, apenas no primeiro ano da atual administração municipal.

Durante a solenidade, José Rodrigues destacou os esforços para adequar a estrutura física da rede municipal e ajustar o número de profissionais da assistência. “Tivemos o concurso em 2011 e nos últimos dois anos não se contratou. Nesta gestão já estamos alcançando a marca de dois mil contratados e ainda em dezembro devemos ter novos profissionais tomando posse. Essas unidades inauguradas hoje serão beneficiadas”, comemorou.

ACM Neto também destacou a ampliação da assistência e os avanços na área da saúde na capital. “Como não é possível fazer tudo de uma vez, elegemos a reestruturação da atenção básica como o primeiro e o mais importante passo desse início da nossa gestão. Os números eram lamentáveis porque encontramos apenas cerca de 12% da população de Salvador assistida nesse serviço que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Vamos encerrar 2013 com quase 22% de cobertura na atenção básica, ou seja, praticamente dobramos em apenas no primeiro ano de gestão”, exaltou.

A meta da Prefeitura é, em até 2016, garantir que 50% da população soteropolitana possa ser atendida pelos serviços de atenção básica de saúde. Para que o objetivo seja atingido, a atual gestão está investindo na requalificação da rede para que a mesma possa oferecer condições perfeitas de funcionamento, garantindo a resolutividade da assistência.

“Aqui na região de Santo Inácio, por exemplo, já começou a reforma de uma das mais importantes unidades de Salvador. Além desse esforço que estamos fazendo na atenção básica, iremos atacar muito fortemente em 2014 a ampliação da nossa rede de urgência e emergência para garantir o funcionamento 24 horas e, sobretudo, o acolhimento para aqueles casos não previstos que precisam de uma resposta imediata por parte da saúde pública”, acrescentou Neto.

No último sábado (14), Neto esteve no bairro de Pirajá, onde assinou a ordem de serviço para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A UPA Pirajá representa um marco para essa comunidade, pois funcionará com seis médicos, atendendo 24 horas por dia, inclusive com urgência odontológica pela primeira vez nessa região da cidade. “Estamos revolucionando a área de saúde, tanto com a rede de urgência e emergência, quanto na atenção básica”, finalizou o prefeito.