Logo Prefeitura de Salvador

Sonora Salvador completa um mês com 1,7 mil denúncias recebidas

O aplicativo Sonora Salvador, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), completou um mês de funcionamento tendo sido acionado para a realização de 1.708 denúncias de poluição sonora, desde seu lançamento, em 9 de maio último, até esta segunda-feira (13). As fontes de ruído mais reclamadas, por meio do dispositivo no período, foram bares, restaurantes e boates, localizados em Pau da Lima, Rio Vermelho, Itapuã, São Cristóvão, Liberdade e Pituba.

A subcoordenadora de Fiscalização Sonora da Sedur, Márcia Cardim, destaca que, em virtude da facilidade de acesso ao aplicativo pelo cidadão, a pasta registrou um aumento significativo de denúncia. “O Sonora Salvador tem proporcionado o crescimento do número de denúncias, bem como das vistorias e apreensões feitas pela Sedur. Com o retorno dos festejos juninos, a secretaria está pronta para intensificar a fiscalização, especialmente dos eventos de rua, com as operações Morfeu, Sílere e Sílere Atlântico. O aplicativo é um grande aliado no combate à poluição sonora”, afirmou.

De sexta-feira (10) até o domingo (12), a Sedur recebeu 697 denúncias de violação da Lei do Silêncio, que motivaram 330 vistorias e 34 apreensões de equipamentos de som, nos bairros de Paripe, Uruguai, Liberdade, Tancredo Neves, Sete de Abril, Pituaçu, Brotas, Calçada, Engenho Velho da Federação e Plataforma.

O cidadão pode fazer sua denúncia por meio do Fala Salvador, no telefone 156, ou pelo aplicativo Sonora Salvador, que permite o registro da reclamação com compartilhamento de fotos e geolocalização. A ferramenta digital está disponível para o sistema Android. 

Skip to content