Sou Salvador inicia terceira etapa com ambulantes da Barra

O programa Sou Salvador já deu início à terceira etapa de capacitações, que contempla cerca de 160 empreendedores do comércio informal que atuam no setor turístico do bairro da Barra. O lançamento desta fase ocorreu na Aliança Francesa, na Ladeira da Barra, e a iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), o Parque Social e as Secretarias da Saúde (SMS), Ordem Pública (Semop) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

De acordo com a diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, o Sou Salvador visa a qualificação dos ambulantes, promovendo o crescimento pessoal e profissional, a melhoria na recepção e na qualidade do atendimento prestado a baianos e turistas, além da criação de um ambiente de reordenamento na região. “É muito importante capacitar os ambulantes da nossa cidade para que eles possam ofertar um serviço de qualidade para os seus clientes. Aqui vamos trabalhar questões como o bom atendimento ao cliente, a comunicação não violenta, precificação e outras técnicas que farão a diferença no dia a dia desses profissionais”, explicou a gestora.

Funcionamento – O projeto é dividido em três fases, sendo a primeira a capacitação através de workshops. A segunda é a etapa de recadastramento e ordenamento dos participantes, que está condicionada à participação efetiva dos ambulantes nas atividades. A última fase é de acompanhamento e avaliação. Nela, haverá uma fiscalização da Semop, para garantir que as pessoas em atuação na região da Barra tenham passado pela capacitação e estejam organizadas

Esta terceira edição segue até o dia 14 de dezembro, com a realização de oficinas de capacitação sobre o Mercado Informal no Contexto Turístico, Comunicação e Atitudes Hospitaleiras, Hospitalidade, Ética e Responsabilidade, Hospitalidade, Nossos Direitos e Deveres, Hospitalidade para Garantir a Satisfação, Marketing e Vendas, Educação e Vendas, Educação Financeira , Identificação de Perigos e Doenças, Identificação de Perigos e Doenças Transmitidas por Alimentos e Boas Práticas para Manipulação de Alimentos.

Além das palestras, os ambulantes serão direcionados a pensar como empreendedores, através do acompanhamento e orientação pelos agentes de empreendedorismo do Parque Social, que farão orientações financeira e comportamental, com foco no fomento ao crédito e o monitoramento das atividades e qualidade do atendimento para crescimento do negócio. A proposta é que os ambulantes executem no cotidiano as práticas de organização, planejamento e controle financeiro, e possam gerir seus negócios de forma consciente para alcançar sucesso e rentabilidade.

Trabalhador informal há cerca de 30 anos, José Raimundo de Jesus, vendedor de caldo de cana no calçadão do Farol da Barra, disse que a capacitação vai reforçar ainda mais as boas práticas que ele vem tendo em seu comércio. “Eu prezo muito por entregar um serviço de qualidade aos meus clientes. Procuro sempre manter o ambiente limpo, higienizar a matéria prima, manusear os copos e canudos da maneira correta e tratar as pessoas com educação. Esse é um diferencial muito importante para conquistar a confiança e a fidelidade da clientela”, contou.

Etapas anteriores – A primeira etapa do programa ocorreu no segundo semestre do ano passado, com a capacitação de quase 500 ambulantes do Centro Histórico. Já a segunda qualificação aconteceu no mês de novembro quando 160 vendedores ambulantes que vão trabalhar no Natal Luz, no Campo Grande, foram formados.

Criado: 05 Dezembro 2022