Logo Prefeitura de Salvador

Prefeito visita famílias beneficiadas pelo Minha Casa, Minha Vida

O prefeito ACM Neto, acompanhado de secretários e dirigentes de órgãos municipais, visitou hoje (12) o bairro de Cajazeiras e seu entorno, onde pôde identificar as principais carências da região. O prefeito e o secretário Paulo Fontana (Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil) conheceram instalações de casas improvisadas que abrigam famílias na comunidade conhecida como Portelinha. Cerca de 100 famílias serão beneficiadas com moradias do Loteamento Fazenda Grande 15A, do programa Minha Casa, Minha Vida, que possui ainda outras 190 unidades que serão destinadas a outras pessoas que moram em outras áreas de risco.

 

Próximo da Portelinha, no Parque Silva Leal, em Cajazeiras VI, o prefeito conversou com moradores sobre as necessidades da região e solicitou ao secretário Paulo Fontana que viabilize, através da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), a limpeza do canal, que deve começar a ser realizada em duas semanas. A limpeza começará no parque, mas chegará à comunidade da Portelinha.

 

Na Escola Municipal Irmã Dulce, em Cajazeiras VII, o prefeito constatou a necessidade de poda de árvore que ameaça a estrutura da unidade de ensino, a canalização de um esgoto que afeta um muro, revisão elétrica e hidráulica, além de outros reparos, possibilitando melhoria da estética do local. As intervenções vão beneficiar os 339 alunos da unidade, das séries do Fundamental 1 (1° ao 5° ano).

 

A visita terminou na Unidade de Saúde da Família (USF) Boca da Mata, onde o prefeito solicitou ao secretário José Antônio Rodrigues Alves (Saúde) que fossem realizadas algumas intervenções estruturais. "A unidade conta com três equipes de saúde da família completas realizando por mês cerca de seis mil atendimentos, o que representa uma boa cobertura para a área de abrangência do Distrito Sanitário Cajazeiras. No entanto, como na maioria das unidades de saúde, necessita de melhorias estruturais, mobiliário e equipamentos, para qualificar e fortalece  o serviço prestado", afirmou o secretário.

 

A unidade conta com quatro consultórios médicos, um odontológico, salas de curativo, triagem, farmácia, esterilização, onde mais de 30 profissionais atuam na realização de ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde da comunidade. Há atendimento nos Programas de Hipertensão, Diabetes, Pré-Natal, Hanseníase, Tuberculose, Planejamento Familiar, além de serviços como curativo, vacinação, distribuição de medicação básica, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, realização de teste do pezinho.

Skip to content