Logo Prefeitura de Salvador

Alagados, sua história e Igreja construída para receber o papa

O bairro, que inspirou a música dos Paralamas do Sucesso, guarda como preciosidade a Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados

Localizado na Península de Itapagipe e instalado numa região de manguezal, o bairro dos Alagados tornou-se conhecido por suas famosas palafitas (casas de madeira construídas sobre estacas fincadas na água). Este cenário, assim como as favelas de Trenchtown, em Kingston, na capital da Jamaica; e a da Maré, no Rio de Janeiro, inspirou o grupo Paralamas do Sucesso na criação da música Alagados, apresentando ao mundo o povo que “todo dia, o sol da manhã vem e lhes desafia” e que “traz do sonho pro mundo quem já não o queria” e assim virou hit nacional na voz de Herbert Vianna.

Hoje, em Alagados, não se tem mais as palafitas, restam apenas algumas estacas fincadas na água perto do paredão que dá acesso à Ilha do Rato. No cartão-postal que há cerca de 70 anos se tornara o Polo Industrial de Salvador e atraiu gente de todos os lados do Recôncavo e da região metropolitana, encontra-se a famosa Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados situada na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Ela foi construída em apenas três meses, exclusivamente para receber o então Papa João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil, em 7 de julho de 1980. Além do pontífice, passaram pelo templo nomes importantes do catolicismo brasileiro, como Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce que iniciou sua peregrinação na região.

Secretária da paróquia há 13 anos, Hilda Almeida tem 24 anos de paroquiana e acompanhou de perto a história do templo.  Ressalta a visibilidade do lugar, atraindo visitantes, inclusive de fora do país. “Alagados se tornou mais conhecido do que a própria Bahia”, afirma.

Trabalho social – A igreja cumpre um papel social importante, auxiliando a comunidade local, sobretudo em situações difíceis. Na época do incêndio que abateu as palafitas na Ilha do Rato, a Casa Paroquial acolheu a maioria dos moradores desabrigados. “O importante é a história do povo dos Alagados, os projetos sociais; mostrar aos jovens que eles são os protagonistas da história”, conclui Hilda.

O padre francês Xavier Bizard chegou à paróquia há pouco mais de um ano e meio, e se dedicou aos projetos sociais. “Tenho me dedicado a projetos como o Sonho de Mãe que faz um acompanhamento das grávidas e o projeto de distribuição de sopa e de roupas para crianças”, relata. Ele diz ouvir as reivindicações das pessoas e que em muitos casos consegue sanar imediatamente os problemas, outras vezes é necessário um pouco mais de tempo, mas sempre realiza um acompanhamento moral, “dando ânimo e mostrando que sempre é possível melhorar”.

Além das ações desenvolvidas na paróquia, projetos sociais têm sido realizados para atender os adolescentes e jovens, assim como toda a população de baixa renda da região. Dentre eles, a Rede dos Protagonistas em Ação de Itapagipe (Reprotai), que trabalha em parceria com o Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP); o Grupo de Mulheres  Ativas do Uruguai (Grumai) e a Rede Campi.

Skip to content