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Transalvador já iniciou vistoria dos 7 mil táxis de Salvador

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) deu
início nesta segunda-feira (22) à vistoria obrigatória para os cerca de 7 mil
permissionários de táxi do município. O serviço será realizado até 1º de
novembro, na Gerência de Táxi da Transalvador, localizada nos Barris. Durante a
fiscalização, são observados itens como o estado físico dos veículos e a
documentação exigida para que possam circular pelas ruas.

 

Atualmente, Salvador dispõe de uma frota credenciada de 6.996 táxis
convencionais e outros 276 especial, que atendem em locais como aeroporto,
rodoviária e hotéis. Todos terão que passar pela inspeção, que contempla 100
veículos por dia, de acordo com a numeração, sob a pena de perderem seu alvará
para funcionamento.

 

No ato da vistoria, os permissionários devem apresentar certificado da
última aferição, cartão de identificação, selo GNV, pagamento da contribuição
sindical, licenciamento atualizado e licença de veiculação do Engenho de
Publicidade em Táxi. Além disso, devem levar documentos pessoais, como
comprovante de residência, carteira de identidade e de habilitação.

 

Para renovar sua licença, os veículos devem ainda estar em conformidade com
a padronização obrigatória, além de apresentar os requisitos de segurança
(triângulo, chave de roda e estepe), higiene, conservação e condição de
trafegabilidade. De acordo com o chefe do Setor de Fiscalização da
Transalvador, Genival Melo, os problemas mais comuns encontrados são referentes
à chaparia e lanternagem dos carros.  

 

Melo destaca que, no momento, Salvador conta como uma das frotas mais jovens
do país. "Pela legislação municipal, os táxis que circulam na cidade devem ter
até cinco anos de vida útil. Mas hoje, com a facilidade encontrada para
aquisição de veículos, a maioria não passa de dois anos", afirma o chefe.

 

Na vistoria, os técnicos da Transalvador também analisam o funcionamento do
taxímetro e, se identificada alguma regularidade, encaminha o permissionário
para o Ibametro, que é responsável pela aferição do equipamento.

 

Taxista há 14 anos, Mário Lima de Barros, foi um dos primeiros a realizar a
inspeção nesta segunda-feira. Ele conta que atendimento foi rápido e incentiva
os colegas a não perderem o dia marcado para vistoria. "O serviço melhorou
muito. Fui muito bem atendido e sem complicação. Quem puder, é sempre melhor
fazer logo a vistoria porque nos últimos dias sem tem os que precisam voltar
para resolver questões pendentes, aumentando o número pessoas para serem
atendidas", diz o taxista.

 

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 7h30 às 11h30 e das
13h às 16h30. O calendário de vistoria pode ser conferido no site da
Transalvador (www.transalvador.salvador.ba.gov.br).

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