Logo Prefeitura de Salvador

Codesal orienta população para não jogar lixo em encosta

Prática agrava ainda mais situação das pessoas que moram nas 600 áreas de risco existentes na cidade

 

Salvador tem cerca de 600 áreas de risco de deslizamento de terra. A situação é agravada no período de chuvas, devido ao grande volume lixo jogado nas encostas, apesar das ações educativas constantes promovidas por órgãos municipais como a Defesa Civil (Codesal) e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Uma dessas áreas, que fica na Travessa Condeúba, na Capelinha de São Caetano, recebeu nesta quinta-feira (25) a visita de técnicos da Codesal.

 

Parte do terreno próximo às casas da rua já cedeu e ameaça também quem vive abaixo da encosta. Mesmo assim, a população continua a depositar lixo diariamente no local. Durante a visita, os técnicos conversaram com moradores e reforçaram os riscos que todos da rua e das proximidades correm ao sobrecarregar o terreno.

 

A dona de casa Alda Conceição dos Santos mora com os filhos e o neto em um local bem próximo à encosta. Ela conta que, frequentemente, reclama com os vizinhos que jogam o lixo no terreno. "Eu já cansei de falar. Eles notam que o terreno já está cedendo, mas eles continuam fazendo o mesmo todo o dia", contou Alda.

 

É o caso do o auxiliar de serviços gerais Elias Santos de Brito que, mesmo com a presença da equipe da Codesal, depositou seu lixo no local. Advertido pela engenheira do setor de Ações Preventivas do órgão, Rita Moraes, sobre os problemas que poderia causar a sua própria família e aos vizinhos com sua atitude, prometeu mudar.

 

Boas práticas

Na ocasião, Elias recebeu orientações sobre algumas das boas práticas para garantir a segurança em áreas de encostas. "Além de não jogar lixo, é preciso que os moradores não plantem vegetação ou árvores que comprometam ainda mais o terreno, como a bananeira, que retém muita água, aumentando a instabilidade da área", disse Rita.

 

Os técnicos também orientaram a população a não fazer cortes no talude da encosta e ou dispensar a água de uso doméstico no local. Todas essas informações estão nas cartilhas e folders distribuídos pela Codesal, e fazem parte do conteúdo das palestras que o órgão realiza nas comunidades, em parceria com as associações comunitárias.

Skip to content