Logo Prefeitura de Salvador

Mercado de Itapuã é demolido pela Prefeitura

 

Na manhã desta sexta-feira (10), a Prefeitura deu início à demolição do antigo Mercado Municipal de Itapuã, que estava correndo risco de desabamento e será substituído por uma estrutura moderna, dotada de três pavimentos. A secretária municipal da Ordem Pública, Rosemma Maluf, acompanhou os trabalhos e ressaltou que o novo mercado vai valorizar o bairro e tem potencial para incrementar o turismo na região.

 

O prédio estava condenado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) devido a vários problemas que comprometiam sua estrutura.  No ano passado, parte da estrutura desabou, ferindo gravemente duas pessoas. O novo projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira contempla a construção de três pavimentos que totalizam uma área de 2.275 metros quadrados. Nele serão instalados 38 boxes.

 

 No primeiro pavimento, haverá 18 boxes que atenderão às normas vigentes de acessibilidade, beneficiando idosos e pessoas com deficiência. No segundo piso, serão instalados mais 20 boxes. Já o terceiro pavimento terá uma praça de alimentação, com dez restaurantes. A estimativa é que, a partir de seu início, a obra de construção do novo mercado dure de 18 a 24 meses.

 

Segundo a secretária, a recuperação do antigo prédio seria muito mais onerosa e demorada. "Com a nova estrutura, teremos um espaço maior e muito mais moderno para os permissionários, além de valorizar toda a região e ter o potencial para virar um importante ponto de atração de turistas", destaca Rosemma Maluf.

 

A demolição foi executada pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), enquanto a obra de construção do novo prédio ficará sob a responsabilidade da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).

           

O trabalhador autônomo da construção civil Rogério Oliveira, morador de Itapuã, acredita que o novo mercado vai agregar valor aos imóveis do bairro. "Pelo que li sobre o projeto, vai ficar muito bacana e valorizar ainda mais nosso bairro. Acho que, no final, todo mundo vai sair ganhando", afirma.   

 

 

Skip to content