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Atendentes do 199 permanecem de plantão 24 horas

"Você ligou para a Defesa Civil de Salvador. Sua ligação é muito importante para nós. Aguarde que logo atenderemos". A partir daí é iniciado o atendimento de emergência pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Os ramais do Setor de Telefonia Emergencial 199 funcionam 24 horas e registram todas as solicitações.

 

Cada atendimento dura em média três minutos. Os atendentes realizam o cadastro do solicitante e contam com um programa de mapeamento, que ajuda a identificar com eficiência o endereço fornecido. Os profissionais da central 199 também são treinados para prestar orientações técnicas sobre como agir em situações de emergência, como deslizamentos de terra, soterramento e alagamentos.

 

"Inicialmente, temos que saber o que está acontecendo no imóvel, para que a partir daí possamos fazer o diagnóstico prévio e direcionar a demanda para o setor de engenharia, para que um técnico possa avaliar e dimensionar a situação", explica a estudante de Gestão em RH e atendente da central 199, Lívia Melo.

 

Porém, de acordo com ela, o trabalho vai além desse encaminhamento. "Atuamos um pouco como psicólogas também, já que na maioria das ligações que recebemos os solicitantes já estão bastante nervosos por conta da situação. Nesses casos, temos que acalmar e orientar o solicitante, informando que deixe o imóvel e vá se abrigar na casa de um parente ou vizinho até a visita dos nossos engenheiros".

 

Em períodos de chuva a demanda aumenta consideravelmente. "Podendo em alguns horários congestionar o atendimento, por conta do número de ligações que recebemos. Caso isso aconteça, pedimos que o solicitante aguarde na linha para ser atendido. Nossos profissionais são treinados e habilitados para atender todas as ligações e atuar em situações extremas, como em casos de forte chuva", explica o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho.

 

De acordo com ele, ao entrar em contato com o 199 é imprescindível que o cidadão forneça o maior número de informações possível. "Endereço correto e pontos de referência são necessários para que os nossos engenheiros e técnicos consigam chegar com maior celeridade", acrescenta.

 

O diretor-geral alerta ainda para alguns sinais, como rachaduras em imóveis ou inclinações em árvores e/ou postes. "Podem ser o indicativo de algum desabamento ou queda de árvore. Caso alguns desses sinais sejam percebidos, o cidadão deve entrar em contato conosco o quanto antes através do 199 ", conclui  Silveira Filho.

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