Logo Prefeitura de Salvador

Semana do Meio Ambiente movimentará Salvador

 

No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, e Salvador terá uma programação diversificada para aproveitar o momento e refletir sobre os modelos de produção e consumo, com atividades diversificadas que acontecerão em toda a cidade. As atividades, coordenadas pela Secretaria da Cidade Sustentável (Secis) e construída com diversos órgãos municipais, será iniciada com o plantio de coqueiros na orla neste sábado (1º).

 

 No domingo (2), será realizado o show do forrozeiro Zelito Miranda, dentro do projeto Forró no Parque, no Anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, às 11h. O espetáculo gratuito trará a temática ecológica com os convidados Del Feliz e Rogério de Aracaju.

 

Um debate sobre a revitalização do Parque São Bartolomeu e a relação das religiões de matriz africana com a ecologia acontecerá no dia 6, às 14 horas, no auditório dos Correios, na Pituba. O Parque São Bartolomeu terá, ainda, mutirões de limpeza e caminhadas ecológicas.

 

Salvador Verde Perto

Durante a semana, serão assinados os primeiros termos de adoção de praças e áreas verdes na cidade. Cerca de 20 praças serão adotadas neste primeiro momento e um segundo chamamento público será divulgado com novas praças disponíveis para adoção. O site do Verde Perto também será lançado na ocasião, com informações e links mais detalhados sobre o programa.

 

Parque da Cidade

Além do show de Zelito Miranda, o Parque da Cidade, no Itaigara, receberá o Projeto Ruas de Lazer, que disponibilizará equipamentos e brinquedos infantis gratuitamente nos domingos (2 e 9). Em parceria com a Pepsi, uma gincana sustentável com a temática da reciclagem será realizada no domingo (2) e premiará aqueles que encontrarem latas da marca espalhadas pelo Parque. Outros 45 participantes também receberão prêmios na hora.

 

A gincana começa às 8h30 e quem levar 10 garrafas Pet de qualquer marca ganhará automaticamente uma garrafa de Pepsi. O volume de embalagens recolhidas será doado para uma cooperativa de reciclagem em Salvador. No mesmo dia, o Parque receberá uma feira de alimentos orgânicos e o plantio de mudas da Mata Atlântica por estudantes.

 

O espaço de lazer e ecologia também será palco de dois debates, ministrados por técnicos do Ministério do Meio Ambiente, às 9h, no Auditório do Mais Social. O primeiro abordará Educação Ambiental na quarta-feira (5), e o segundo falará sobre a Agenda Sustentável na Administração Pública na sexta-feira (7).

 

Na ocasião, a Secis lançará um mapeamento de pontos de entrega de materiais recicláveis em Salvador. O instrumento servirá de guia para qualquer pessoa entregar pilhas, baterias, papel e demais materiais separados em casa, no trabalho ou estabelecimentos comerciais, dentre outros locais. A programação completa estará disponível no site http://www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br/.

 

Guarda Municipal

A Guarda Municipal do Salvador (GMS) estará presente na abertura da Semana do Meio Ambiente 2013, promovida pela Universidade das Dunas (Unidunas) a partir da quarta-feira (5), no Parque das Dunas, na Praia do Flamengo. Às 8h30, a Banda de Música da instituição irá executar o Hino Nacional e, às 9h15, os guardas municipais realizarão uma palestra sobre Educação Ambiental e sobre as ações desenvolvidas pelo órgão na prevenção de crimes ambientais no parque.

 

Segundo o guarda municipal Rodrigo Do Carmo, a GMS realiza um trabalho sério e compromissado com o meio ambiente. "Estamos colaborando com o Parque das Dunas desenvolvendo diversas ações preventivas para conscientizar os frequentadores sobre os cuidados necessários para preservar esse bem de suma importância para a cidade", ressaltou. A programação prossegue até o próximo dia 8.

Skip to content