Logo Prefeitura de Salvador

Duas mil vagas para cursos do Pronatec já foram preenchidas

A Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps) informa que já está finalizada a primeira etapa de pré-matrículas para os 130 cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acessos ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De um total de 9.138 vagas oferecidas, 2.000 foram preenchidas. A segunda etapa de pré-matrículas está prevista para o mês de junho. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA) serão responsáveis por ministrar as aulas.

 

"Fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas de todas as idades que têm procurado as unidades do SIMM para se inscrever nos cursos do Pronatec. É a demonstração de que as pessoas estão buscando se capacitar cada vez mais para garantir espaço no mercado de trabalho. Quando os cursos forem concluídos, vamos captar junto às empresas o maior número possível de vagas de emprego para atender aos profissionais que buscaram inserção no mercado de trabalho", pontua o secretário Mauricio Trindade, gestor da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.         

 

Em 2012, Salvador garantiu o primeiro lugar em todo Brasil como a cidade que mais matriculou para os cursos e também a que teve o maior número de concluintes. Este ano, em apenas três semanas, foram 2.000 matriculados para a primeira fase do programa, que tem o cronograma planejado para cursos durante todo o ano, iniciando novas turmas a cada dois meses.

 

"Nosso público-alvo são os beneficiários do Bolsa Família, seus dependentes e todos aqueles  que possuem o Número de Inscrição Social (NIS). Estamos oferecendo qualificação profissional nas áreas de serviço, indústria, química, mecânica, turismo, hospitalidade, construção civil, industrial, gastronomia e informática, entre outros. Ou seja, são muitas e variadas opções", destaca Mauricio Trindade.

Skip to content