Logo Prefeitura de Salvador

Iphan doa 40 prédios históricos à Prefeitura

Histórica parceria celebrada esta semana entre a Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vai auxiliar na tarefa do município de proporcionar vida digna às pessoas em situação de vulnerabilidade social que moram nas praças e debaixo de viadutos. O superintendente do Iphan em Salvador, Carlos Amorim, informou ao secretário Mauricio Trindade que o instituto doou à Prefeitura 40 imóveis para essa finalidade, localizados no Centro Histórico, no Comércio e na região do Santo Antônio Além do Carmo.

 

Doze dos 40 imóveis já estão restaurados e prontos para utilização. Para que a Semps possa instalar unidades dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro Pop) e repúblicas faltam pequenos detalhes no processo de cessão de uso por parte do Iphan. O processo de restauração dos outros 28 prédios está em fase de encaminhamento.

 

A secretaria, por sua vez, está providenciando o mobiliário necessário e a formação das equipes de trabalho, para que as novas unidades possam iniciar suas atividades em curto espaço de tempo. "À medida que nossa campanha ‘Dê futuro não dê esmola' ganha corpo precisamos nos apressar e criar a infraestrutura necessária para atender às pessoas que estão em situação de rua", disse Mauricio Trindade.

 

O secretário destacou, ainda, que a parceria com o Iphan é bastante oportuna e acontece justamente no momento em que a Prefeitura realiza ações integradas e articuladas com instituições religiosas, ONGs e entidades assistenciais com o objetivo de eliminar os bolsões de moradores de rua que existem em Salvador, especialmente na Cidade Baixa, Centro Histórico e nas áreas centrais, como os bairros da Barra, Campo Grande e Politeama. Além disso, acrescentou, "é uma forma de preservarmos e darmos utilidade a nossos prédios históricos".

Skip to content