Logo Prefeitura de Salvador

Quinta Temática discute mortalidade materna

Mortalidade materna é o tema da Quinta Temática deste mês, realizada pela Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), através do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV). O encontro é gratuito e acontece nesta quinta-feira (27), das 9 às 11h, na sede do CRLV, na Rua Aristides Novis, 44, Federação.

 

O debate conta com a participação da diretora municipal de Assistência à Saúde, Luciana Peixoto, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antonio Sampaio, e da vereadora Aladilce Souza. A intenção é esclarecer dúvidas sobre educação sexual, métodos contraceptivos, acompanhamento pré-natal de qualidade, assistência no parto e pós-parto, atendimento humanizado no abortamento e investimento na qualificação dos profissionais da área de saúde.

 

Dados do Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio (2010) mostram que, no Brasil, em cada 100 mil crianças nascidas vivas, 75 mães morrem em virtude de causas acidentais ou incidentais relacionadas à gravidez. Este dado é alarmante, já que corresponde a um número 75% maior que o ideal, que é de 35 óbitos por 100 mil nascidos vivos. De acordo com o Ministério da Saúde, o simples cumprimento da lei de acompanhamento no parto já teria impacto significativo da redução dos casos de mortalidade materna.

Skip to content