Logo Prefeitura de Salvador

Campanha da Prefeitura estimula doações pelas vias corretas

"Dê futuro, não dê esmola" prevê encaminhamento de moradores de rua para programas assistenciais municipais e conta com apoio de entidades religiosas e sociais

A partir desta segunda feira (22), a Prefeitura do Salvador e instituições religiosas e de assistência social estão unidas num mesmo propósito: garantir vida digna às pessoas em situação de vulnerabilidade, que sobrevivem nas ruas sem emprego fixo e muitas delas envolvidas com drogas. Com esse objetivo, foi lançada a campanha "Dê futuro, não dê esmola", em evento realizado na igreja da Paróquia Nossa Senhora da Luz, na Pituba.

 

A iniciativa prevê o encaminhamento dos moradores em situação de rua para os programas assistenciais do município e contará com o apoio de diversas instituições religiosas e sociais. Outro ponto é incentivar a população para que não dê esmola diretamente a essas pessoas, mas contribua e colabore com as ações da Prefeitura e das instituições que visam tirar esse indivíduo das ruas.

 

A partir de agora, o atendimento prioriza construir uma nova estrutura de vida para quem necessita. Para isso, os beneficiados pela campanha serão acompanhados por assistentes sociais e psicólogos, e tão logo se encontrem em condições, encaminhados a cursos de capacitação e para o trabalho. Segundo o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade, o órgão deverá empreender esforços para conseguir tirar um número cada vez maior de cidadãos das ruas, oferecendo vida mais digna, com direito a moradia, alimentação e emprego.

 

"Para que essa ação tenha continuidade e sucesso, no entanto, é preciso que a população colabore e que busquemos mais parcerias para que possamos alcançar toda a cidade. Por isso, também conto com os empresários que se dispõem a contratar essa mão de obra, das instituições religiosas que se colocam como parceiros para realizar as ações e dos moradores de rua que se dispõem e se esforçam para mudar. Juntos, alcançaremos nosso objetivo, tenho certeza absoluta", completou o secretário.

 

A campanha foi inspirada pelo projeto Empreender Nossa Senhora da Luz, conduzido pelo pároco da Pituba, frei Rogério Soares. A população que morava, cozinhava e lavava na praça onde fica a igreja, após a implantação do projeto, já está empregada e vive em moradias próprias obtidas junto ao programa Minha Casa, Minha Vida ou em casas de aluguel, pagas pela paróquia.

 

"O nosso objetivo com essa campanha é estimular um tipo de doação maior. As pessoas precisam doar pelo caminho certo, procurando as igrejas, as entidades que trabalham de maneira concreta e efetiva para superar a pobreza e as desigualdades. A Prefeitura vai ser parceira dessas ações", ressaltou o prefeito ACM Neto.

 

Skip to content