Logo Prefeitura de Salvador

Curso capacita 150 monitores de transporte

A Transalvador, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), promove, até o dia 27 deste mês, um curso para 150 monitores. O grupo vai auxiliar os agentes da Transalvador a fiscalizar a entrada de pessoas não autorizadas pela porta dianteira dos ônibus da capital.

 

Serão quatro turmas, e cada novo agente monitor será treinado durante 12 horas por técnicos da Transalvador, sobre relações interpessoais, legislação e técnicas de abordagem. As aulas tiveram início na segunda-feira (15).

 

De acordo com a Lei 7.209/07, regulamentada pelo Decreto nº. 11/2007, têm direito a entrar pela porta de desembarque gratuitamente idosos devidamente identificados e deficientes físicos, portando cartão de acesso. A entrada pela porta dianteira é permitida a gestantes e obesos, desde que registrem e paguem a passagem.

 

A iniciativa é de interesse do sindicato das empresas de transporte, que tenta evitar a evasão de renda. Mas a Transalvador também tem motivos para firmar a parceria. De acordo com o superintendente Fabrizzio Muller, o preço da tarifa é diretamente impactado pelo número de pessoas que usam o ônibus.

 

"Quando alguém anda de ônibus sem pagar, quem arca com este custo são os usuários pagantes. Queremos evitar que irregularidades ocorram, desonerando o preço final da passagem", declarou Muller. Ele complementa também que a medida viabiliza também a solicitação de mais linhas e de frota, "já que, quando a entrada no veículo é registrada pela catraca, temos um número mais próximo do real de pessoas que utilizam o transporte coletivo e podemos estimar a necessidade".

Skip to content