Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura participa de demolição de imóvel e retirada de material em Periperi

Após a explosão e desabamento de um imóvel de três pavimentos na Rua da Fortuna, em Periperi, os técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) retornaram ao local, na manhã desta sexta-feira (17), para reavaliação das duas edificações vizinhas ao prédio que desabou, sendo uma do lado esquerdo e outra no fundo. O objetivo é verificar a estabilidade e acompanhar a retirada do material remanescente.

 

"Estamos aqui para garantir que todo o processo aconteça com segurança", explicou a engenheira da Codesal que acompanha os trabalhos, Zenilka Galeão. De acordo com Zenilka, a demolição da parede do imóvel do fundo é realizada manualmente. "Numa primeira avaliação, na noite da quinta-feira (16), verificamos que os dois imóveis teriam que ser demolidos. Porém, após uma nova análise feita pela manhã, constatamos que vai precisar apenas da retirada de uma das paredes".

 

A engenheira complementa ainda que a indicação para o prédio do lado esquerdo é escoramento metálico e, em seguida, a recuperação dos pilares comprometidos. "O proprietário já foi notificado e orientado a fazer o procedimento com urgência com um profissional habilitado. Dessa forma, ele pode recuperar a edificação", acrescentou a engenheira.

 

Os escombros que estão na rua, assim como as partes remanescentes da edificação que explodiu, também estão sendo removidos por uma equipe da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) com escavadeira e caçamba. "A rua tem que voltar a ser transitável. Não podemos afirmar, mas tudo indica que o acidente aconteceu pela fabricação irregular de fogos de artifício, o que vai ser determinada pelo DPT. Pedimos à população que fique atenta a tais irregularidades e informem aos órgãos competentes. Precisamos garantir a proteção civil aos cidadãos.", disse o diretor-geral da Codesal, Álvaro da Silveira Filho.

 

Caso

O prédio de três pavimentos explodiu e desabou no inicio da tarde desta quinta-feira (16) na Rua da Fortuna, em Periperi. Duas pessoas – um homem e uma mulher – ficaram feridas e foram encaminhadas para unidades de saúde. Um rapaz morreu e o corpo foi retirado pelos Bombeiros. "Ainda durante a noite de ontem, a notícia sobre a quantidade de vítimas estava desencontrada por conta de toda a situação crítica do local", explicou o subcoordenador de resposta aos desastres, Francisco Costa Júnior.

 

Também participam da ação equipes das superintendências de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e de Conservação e Obras Públicas (Sucop), Guarda Municipal de Salvador (GMS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do subprefeito do Subúrbio Ferroviário, Sósthenes Macedo, e da Polícia Militar. A Codesal permanece de plantão 24 horas  através do número 199.

Skip to content