Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura começa a recuperar vias com asfalto frio

A Prefeitura de Salvador, através da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), começou nesta semana a amenizar os impactos das chuvas na malha viária da cidade. A aplicação de asfalto frio, apesar de não ser uma intervenção duradoura, é uma alternativa em dias de chuva, quando precisam ser suspensas as ações de tapa buraco. Foram usados até agora 1,6 mil sacos de 25kg em locais como Avenida Luis Viana Filho (Paralela), Rua Arlindo Teles, em Santa Mônica, Rua Conde de Porto Alegre, no IAPI, na ladeira do Cabula, na Avenida ACM, próximo ao Hiperbompreço, e Rua Anísio Teixeira, no Itaigara, entre outras, consideradas prioritárias pelo fluxo de veículos.

 

Desde o início do ano, a Prefeitura beneficiou 675 km de vias através da Operação de Manutenção Corretiva da Malha Viária, que é executada pela Diretoria de Manutenção e Conservação. O trabalho preventivo do órgão preparou a cidade para esse período mais crítico, quando foi intensificado o volume de chuvas. Foram beneficiados 71 bairros e avenidas, entre eles Brotas, Avenida Paralela, Valéria, Pituba, Pau da Lima, Parque São Cristóvão, Mussurunga, Estrada Velha do Aeroporto (EVA) e São Caetano.

 

Até o momento, foram utilizadas 8,5 mil toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), com um custo de cerca de R$ 3,4 milhões. Agora, a Sucop ampliou as equipes que atuam na operação, que passaram de nove para 11. E já está em curso uma licitação no valor de R$ 10 milhões para contratar empresa terceirizada, buscando ampliar o alcance da operação.

 

Outras intervenções

A Sucop também realizou a desobstrução de 6,9 mil caixas de sarjeta e podou 2.769 árvores. Outros 16 km de passeios foram recuperados, a maior parte na Cidade Baixa. Dos 256 canais de salvador, 32 foram classificados como prioridade devido aos problemas que causam às comunidades, principalmente alagamentos. Desses, 15 já foram desobstruídos, a exemplo dos canais do Trobogy, Patamares, Parque São Cristóvão, Passa Vaca (Patamares) e Terracom (Valéria).

Skip to content