Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura vai ser parceira do governo estadual no “Pacto pela Vida”

O prefeito ACM Neto foi oficialmente convidado hoje (10) a participar do Comitê Executivo do programa "Pacto pela Vida", do governo estadual, que tem como objetivo reduzir as estatísticas de violência na capital. O convite partiu dos secretários estaduais de Segurança Pública, Maurício Barbosa, da Comunicação, Robinson Almeida, e das Relações Internacionais, Fernando Schmidt, em reunião realizada no Palácio Thomé de Souza. O prefeito assumiu o compromisso de participar da próxima reunião do comitê, que deverá acontecer no próximo dia 26.

 

Toda a equipe da Prefeitura que vai atuar operacionalmente na parceria com o governo dentro do programa "Pacto pela Vida" estará presente na reunião, a exemplo de representantes das secretarias da Ordem Pública, Promoção Social e Combate à Pobreza, Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil, e de órgãos como a Sucom, Transalvador e a Guarda Municipal. ACM Neto reassumiu o compromisso de intensificar ações como reforço da iluminação, da limpeza, pavimentação asfáltica, investimento na construção e recuperação de quadras e campos e soluções para melhorias de tráfego em pontos mais violentos da cidade, facilitando assim o trabalho da polícia e, de quebra, fortalecendo ainda ações de prevenção à criminalidade.

 

Robinson Almeida explicou que o programa do governo estadual dividiu Salvador em 16 Áreas Integradas de Segurança, onde a Prefeitura vai reforçar ações sociais, educativas, culturais, de lazer e de infraestrutura, inclusive em parceria com as sete Bases Comunitárias de Segurança implantadas na cidade. O secretário de Segurança, Maurício Barbosa, entregou ao prefeito uma pauta com demandas dessas áreas.

 

Maurício Barbosa apontou como uma das principais demandas geradas pela população nas áreas mais violentas a questão da regularização fundiária. O prefeito lembrou que já está em fase de implantação o programa Casa Legal, que vai entregar 30 mil títulos de posse até 2016. "Esse número pode aumentar para atender essa demanda gerada pelo programa Pacto pela Vida", afirmou ACM Neto.

 

Eventos – Também participaram da reunião o secretário municipal de Relações Institucionais, Pedro Godinho, e o chefe de Gabinete da Prefeitura, João Roma. O prefeito também discutiu com a equipe do governador Jaques Wagner assuntos como a parceria para a realização de grandes eventos na cidade, a exemplo do Carnaval e Réveillon, e para a implantação de centrais de videomonitoramento na cidade.

 

A central do governo do estado, focada na questão da segurança, deve ficar pronta até a Copa do Mundo, anunciou Robinson Almeida. Já a da Prefeitura, que terá como principal meta o controle do trânsito, está em fase de elaboração de projeto. Tanto Prefeitura quanto governo concordaram, na reunião, que as duas centrais precisar ser parcerias e dialogar, usando a mesma plataforma tecnológica.

Skip to content