Logo Prefeitura de Salvador

FGM monta programação especial para Semana de Museus

Até o próximo dia 28, soteropolitanos e turistas podem conferir a programação especial montada pela Prefeitura do Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), no Museu da Cidade e na Casa do Benin, ambos localizados no Centro Histórico. As atividades são gratuitas e fazem parte da 11ª Semana Nacional de Museus, evento nacional promovido pelo Ministério da Cultura e que traz este ano o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social. As atrações, que tiveram início na segunda-feira (13), contam com oficinas artísticas e de culinária, mostra de samba de roda, palestra e exposição fotográfica.

 

No Museu da Cidade, acontece na quarta e na sexta-feira (15 e 17) a Oficina de Flores de Papel, com a artista plástica Dilma Sentgs, às 10h. A atividade tem como intuito despertar a necessidade de preservação da arte popular e tem como público-alvo os idosos do Sesc – Unidade Rua Chile.

 

Já na quinta-feira (16), também no Museu da Cidade, é realizada a Oficina de Reciclagem com a artesã Jucelina Tupinambá Crusoé, também às 10h. Na ocasião, a comunidade carente do Centro Histórico vai aprender a preservar o meio ambiente a partir da confecção de objetos como caixas, porta-lápis e porta-guardanapo, utilizando materiais recicláveis.

 

Casa do Benin

Na Casa do Benin, será realizada nesta quarta-feira (15), às 9h30, a Oficina de Capoeira para estudantes de 8 a 12 anos da rede municipal de ensino. No mesmo dia, das 8h às 17h, acontece o Seminário da Confraria de Oyá, com o tema África Mãe Ancestral.

 

Na quinta-feira (16), é a vez da Mostra de Samba de Roda ser apresentada no Quiosque da Casa do Benin, a partir das 14h. Na ocasião, o público vai conferir um panorama das diversas expressões da manifestação cultural Samba de Roda, como o Samba Corrido e o Samba Chula, com a participação de Mestre Nelito, Edvaldo Bolagi e convidados de diversas cidades do interior.

 

Já na sexta-feira (17), às 10h e às 15h, o dançarino profissional e bacharel em Artes pela UFBa, Slleyk da Bahia, ministra a Oficina de Dança Samba da Bahia, Samba Reggae e Dança Afro. Na segunda-feira (20), o público poderá visitar a exposição fotográfica "Comemoração da Semana da África", com imagens produzidas por fotógrafos brasileiros e africanos, às 18h. Para encerrar a programação, no dia 28, as manifestações artísticas e culturais que envolvem as mulheres negras serão abordadas no encontro Xirê das Pretas, organizado pelo Grupo Amuleto, às 15h.

Skip to content