Com o objetivo de garantir maior segurança às pessoas e ao patrimônio público, a Prefeitura do Salvador fecha a Praça do Campo Grande a partir desta sexta-feira (19), no período entre 22 e 6h do dia seguinte. A ação será coordenada pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), que terá apoio de outras pastas e órgãos públicos. Segundo o titular da Semps, Mauricio Trindade, "equipes da Guarda Municipal ficarão de plantão durante toda a noite, acompanhadas de cães adestrados, para impedir a invasão deste importante e histórico equipamento público de Salvador".
Outra mudança, visando a conservação do patrimônio histórico, é a proibição de skatistas na praça, pois a prática tem destruído os monumentos franceses que evocam os heróis das lutas pela Independência da Bahia. Este público deverá se dirigir ao local adequado para a prática do esporte, nas pistas localizadas na Praça João Mangabeira, no Vale dos Barris, próximo à Estação da Lapa, ou na pista localizada na Avenida Jorge Amado, na Praça do Imbuí.
Ainda de acordo com Mauricio Trindade, "atendendo solicitação dos moradores do Campo Grande e entorno, faremos contato com os estabelecimentos comerciais e templos religiosos da área, pedindo que evitem ultrapassar o limite de emissão sonora permitido por lei, especialmente após as 22h". A Lei Municipal nº 5.354/98 estabelece os limites sonoros de 70 decibéis das 7 às 22h e de 60 decibéis das 22 às 7h.