Logo Prefeitura de Salvador

SPM participa da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico

 

A Superintendência Municipal de Políticas para as Mulheres (SPM) está oferecendo orientação sobre os seus serviços na 4ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, que teve início nesta quarta-feira (24), no piso L2 do Shopping Piedade, e segue até sexta-feira (26). Pela manhã, a superintendente da SPM, Mônica Kalile, visitou o estande do órgão e anunciou que, na próxima semana, estará em Brasília, buscando apoio para o trabalho de defesa dos direitos das mulheres em Salvador.

 

A Semana de Valorização integra ações da Agenda Bahia do Trabalho Decente e é realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do governo do Estado. Durante o evento, serão realizadas minipalestras sobre temas relacionados à regulamentação dos trabalhadores garantida com a aprovação da PEC das Domésticas. Também serão oferecidos serviços gratuitos à população, como orientação trabalhista, previdenciária e de saúde da mulher, além da emissão de carteira de trabalho.

 

A SPM do município, que participa do evento como convidada da Superintendência Estadual de Políticas para as Mulheres, levou para o evento informações sobre seus serviços, a exemplo do trabalho realizado pelo Centro de Referência Loreta Valadares de acolhimento e atenção às vítimas de violência doméstica. "Estamos sempre buscando parcerias que possam estender nossa atuação na defesa dos direitos das mulheres, que formam a grande maioria dos empregos domésticos do país", afirmou Mônica Kalile.

 

No evento, a superintendente conversou com a presidente do Sindicato dos Empregos Domésticos da Bahia, Cleusa Santos, sobre a perspectiva de ações conjuntas. "Temos hoje na Bahia cerca de 500 mil empregados domésticos, sendo que 150 mil estão na Região Metropolitana de Salvador e quase a totalidade é formada por mulheres. Por isso, é muito importante termos parceiros que possam nos apoiar nas questões relativas à mulher", disse a presidente do sindicato.

 

Em busca de novas parcerias, a superintendente Mônica Kalile vai para Brasília, no próximo dia 2 de maio, para se reunir com a ministra Eleonora Menicucci, titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. "Vamos tratar da reestruturação do Loreta Valadares e da renovação de parcerias federais para que possamos ampliar nossas ações".

 

Skip to content