Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura anuncia recuperação do Plano Inclinado Gonçalves

Obras começam na segunda-feira (29) e vão melhorar a vida de comerciantes e pessoas que fazem o trajeto entre as cidades Baixa e Alta

Desativado há dois anos e dois meses, o Plano Inclinado Gonçalves será completamente reformado pela Prefeitura do Salvador ainda este ano. Na manhã desta sexta-feira (26), foi assinada a ordem de serviço para as obras de contenção de encostas (com revestimento vegetal e concreto), estabilização do antigo prédio do 18º Batalhão da Polícia Militar e recuperação total do Plano Inclinado. No total, serão investidos R$ 2,5 milhões nas obras, que começam na próxima segunda-feira (29), de acordo com informações do secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana.

 

"Uma cidade que recebe tantos turistas como Salvador tem de preservar a sua história. E o Plano Inclinado Gonçalves, que está encravado no Centro Histórico, faz parte da vida de Salvador", disse o prefeito ACM Neto. Antes do fechamento, o plano transportava cerca de 10 mil pessoas por dia.

 

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens  (Abav-Bahia), Pedro Galvão, disse que a decisão da Prefeitura de devolver o Plano Inclinado Gonçalves à população vai incrementar o turismo no Centro Histórico. "Com o equipamento em funcionamento, os turistas certamente terão mais um motivo para visitar o  local.".

 

Os comerciantes também elogiaram a iniciativa. "As nossas vidas serão bem diferentes depois que a obra for concluída", disse José Pires Oliveira, que trabalha em um estabelecimento que conserta relógios na Cidade Baixa. "Desde que o plano foi interditado por falta de segurança, há pouco mais de dois anos, o movimento na loja caiu 60%. A Prefeitura está dando mais uma demonstração que está mesmo cuidando da cidade", afirmou Mário Fernandes de Souza.

 

O secretário José Carlos Aleluia (Urbanismo e Transporte) disse que outros ascensores de Salvador também serão recuperados. "Temos projeto para a execução de obras em outros planos." Até o final deste semestre, outras duas pendências devem ser resolvidas: o Plano Diretor e a orla, que estão judicializados.

 

História

 A origem do Plano Inclinado Gonçalves é uma rampa aberta pelos jesuítas em 1610. Em 1874, o ascensor começou a funcionar com o nome de Guindaste dos Padres. Em 1889, passou a se chamar Isabel, em homenagem à princesa que acabou com a escravidão no Brasil. Depois, ganhou o nome definitivo em referência ao empresário Manoel Francisco Gonçalves, engenheiro e diretor de uma empresa que explorava os serviços de eletricidade, telefonia e transportes em Salvador.

Skip to content