Logo Prefeitura de Salvador

Sucom apreende 64 aparelhos sonoros e multa 20 infratores

As equipes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Guarda Municipal e polícias Civil e Militar realizaram mais uma edição da Operação Silere neste final de semana. A fiscalização ocorreu de sexta-feira (14) a domingo (16), quando os fiscais percorreram 17 bairros da capital, e resultou na retirada de 64 equipamentos eletroacústicos das ruas. Os prepostos da Autarquia lavraram ainda 20 Termos de Apreensão de Bens (TABs), multaram 20 infratores sonoros e notificaram 12 responsáveis por estabelecimentos.

 

Em um estabelecimento comercial situado na Alameda ACM, em São Marcos, o nível sonoro aferido foi de 101,4 decibéis (dB), às 21h40. A aparelhagem foi removida e o comerciante, multado e notificado. De acordo com a Lei Municipal nº 5.354/98, os limites sonoros são de 70 decibéis das 7 às 22h e de 60 decibéis das 22 às 7h.

 

A operação esteve nos bairros de Pau da Lima, Vila Canária, Castelo Branco, Cajazeiras, Águas Claras, Colinas de Pituaçu, São Marcos, Colinas de Periperi, Mirantes de Periperi, Paripe, Periperi, Alto de Coutos, Plataforma, Alto do Cabrito, Vista Alegre, São João do Cabrito e Lobato.

 

A poluição sonora é prejudicial à saúde e causa diversos danos, como perda auditiva, insônia, agressividade, depressão, cansaço, dor de cabeça, entre outras conseqüências. O cidadão pode denunciar abuso sonoro, através do (71) 2201-6660, que funciona 24h.

Skip to content