Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura participa de lançamento de edital do metrô

 

A Prefeitura do Salvador esteve presente no lançamento do edital para o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, em evento realizado nesta sexta-feira (24), no Hotel Pestana. A ação possibilitará a conclusão da Linha 1, que corresponde ao trecho entre o Acesso Norte e Pirajá, com projeto de extensão até Águas Claras, e a construção da Linha 2, que ligará a Avenida Bonocô a Lauro de Freitas.

 

O edital prevê também o sistema de controle e segurança do sistema, que será operado através de PPP (Parceria Público-Privada) com período de concessão de 30 anos. O investimento será da ordem de R$ 3,6 bilhões, com previsão de início das obras em outubro.

 

Na ocasião, foi destacada a construção de um entendimento sobre o metrô entre os governos municipal e estadual, que possibilitou a coordenação de uma série de providências a serem tomadas para beneficiar o trânsito da capital baiana. "O metrô contribui de modo fundamental para amenizar o desconforto no trânsito, como os viadutos do Imbuí, as alças da Avenida Luis Eduardo Magalhães, além das intervenções nas avenidas Pinto de Aguiar, Orlando Gomes e Gal Costa, que integram o conjunto de ações pela mobilidade da cidade. O desejo é que continuemos a trabalhar em sintonia com o governo do Estado", completou o prefeito ACM Neto.

 

 O governador Jaques Wagner destacou a postura madura das prefeituras de Salvador e de Lauro de Freitas, que permitiram, junto com as respectivas Câmaras de Vereadores, a viabilização do sistema. "Estamos planejando Salvador para o tamanho que a cidade tem. O metrô será uma redenção para quem vive em Salvador e região metropolitana", afirmou o gestor estadual, destacando que o sistema propõe cerca de 40 quilômetros de linha metroviária.

 

Skip to content