Logo Prefeitura de Salvador

Vigilância Epidemiológica faz prevenção da meningite

 

A Vigilância Epidemiológica do Município esteve no bairro da Federação para identificar as pessoas que tiveram contato direto com um morador que morreu no sábado (18) vítima de meningite meningocócica. Inicialmente, 50 pessoas foram medicadas com antibióticos (quimioprofilaxia), medida preventiva que inibe a proliferação da doença. Porém, o órgão continuará monitorando possíveis novos casos, cumprindo determinações preconizadas pelo Ministério da Saúde.

 

Até o dia 4 deste mês, Salvador registrou 15 casos de meningite meningocócica, uma diminuição de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram confirmadas 25 ocorrências. Quanto à taxa de letalidade, foram confirmadas nove mortes em 2012, enquanto que em 2013 ocorreram cinco.

 

A doença

 

A meningite é uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, vômito em jato, pescoço endurecido e manchas no corpo. O clima úmido e as grandes aglomerações de pessoas favorecem o contágio. Estima-se que 10% da população seja portadora da bactéria Neisseria meningitidis, que causa, mas não desenvolve a doença. Essas pessoas podem estar sadias e, mesmo assim, transmitir a meningite. Por isso, é importante evitar lugares muito fechados e cheios, além de não compartilhar copos, talheres e outros objetos de uso individual.

 

Skip to content