Logo Prefeitura de Salvador

Codesal já entregou 66 mil metros quadrados de lona

 

Uma das ações adotadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) para reduzir os problemas causados pela chuva em áreas de risco é a colocação de lonas. Desde 1º de abril, quando a Operação Chuva foi iniciada, a Codesal já entregou cerca de 66 mil metros quadrados de lona aos moradores de áreas vulneráveis que solicitaram o serviço do órgão.

 

De acordo com  levantamento da Defesa Civil, Salvador tem cerca de 700 áreas consideradas de risco, sendo que 662 já foram atendidas com a colocação do material.  "A principal função da lona é proteger o solo, evitando que a água seja absorvida pelo talude da encosta, que é um dos fatores que provocam os deslizamentos de terra", explica o diretor-geral da Codesal, Álvaro da Silveira Filho.

 

Ele destaca que é importante que a população fique atenta às condições da encosta e sinais de deslizamento de terra e que acione imediatamente a Codesal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec).  A solicitação para colocação da lona deve ser feita à Codesal pelo telefone 199 ou presencialmente na sede do órgão, situada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).

 

A partir da solicitação, técnicos vão até o local fazer uma vistoria para comprovar a real necessidade de instalação do material. A depender da condição da encosta, como terreno muito íngreme (em pé), os técnicos  fazem a colocação, mas, em muitos casos, o próprio morador pode fazer o serviço.

 

O diretor da Codesal enfatiza, no entanto, que é preciso garantir que o terreno esteja limpo. "Se houver lixo ou vegetação muito alta, a lona pode furar e deixar a água passar para o terreno. A limpeza ou capinação do terreno é feita pela Limpurb ou, se for um trabalho mais simples, pelos próprios moradores", diz Silveira Filho.

 

Skip to content