Logo Prefeitura de Salvador

Semur promove capacitação para empreendedores afrodescendentes

Nesta sexta-feira (12), foi encerrada a Oficina para Empreendedores Individuais Afrodescendentes que a Secretaria da Reparação promoveu, ao longo de toda a semana, na Casa de Angola da Bahia, na Barroquinha. O treinamento foi ministrado por consultores do Sebrae e voltado para artesãos que já participam dos projetos da Semur, como a Feira de Empreendedores Afrodescendentes. No próximo dia 22, uma nova turma começa a capacitação que é oferecida, gratuitamente, pela secretaria.

 

De acordo com a consultora do Sebrae Jussara Amaral, o objetivo da iniciativa é dar instrumentos para que os artesãos possam melhorar e fortalecer a gestão dos seus empreendimentos. Para isso, eles participaram de cinco oficinas: Sei Planejar, Sei Empreender, Sei Controlar meu Dinheiro, Sei Comprar e Sei Vender. As aulas foram realizadas de segunda a sexta, das 9h às 12h.

 

A consultora do Sebrae explica que as principais dúvidas dos participantes foram sobre a formação e de preço dos aspectos burocráticos relativos aos negócios. Artesã há 10 anos, Rosângela Nascimento, revela que seu grande problema é lidar com a burocracia. Rosângela produz e vende acessórios e quer abrir uma loja própria ou como ela mesma diz "botar o bloco na rua".

 

"Quero virar uma empresária e para isso preciso de uma formação como essa. Sabemos que Sebrae é a grande referência nesta área. Uma das coisas legais do curso foi a forma como eles explicaram, passando tudo bem explicado, de maneira que todo pudessem entender", conta a artesã. 

 

A assessora técnica da Semur Iama Silva explica que esta é primeira capacitação em parceria com o Sebrae, mas já estão previstas outras ações semelhantes para este ano. "O objetivo da Semur é garantir as condições para que os empreendedores afrodescendente desenvolvam suas atividades com sucesso", diz. Segundo Iama, no próximo dia 17, técnicos da secretaria vão se reunir com os artesãos para identificar suas demandas que servirão de base para novas iniciativas de apoio ao crescimento de seus negócios.

Skip to content