Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura destaca ações para amenizar impactos da chuva

Orientação à população é de que não jogue lixo em canais e encostas

O esforço da Prefeitura no sentido de amenizar os impactos da chuva que atinge a cidade foi apresentado durante coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (24), na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Bonocô. Dentre as ações já realizadas estão o lonamento de cerca de 13 mil m² de encostas, limpeza dos principais canais e ampliação da Operação Tapa-Buraco.

 

Foram realizadas 364 vistorias em áreas impactadas pela chuva, sendo 135 só no período entre 18 e 24 de abril. Nesse mesmo período, foram registradas pela Codesal 421 solicitações, sendo a maioria por deslizamentos de terra (113) e ameaças de deslizamento (103).

 

O prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, e do diretor-geral da Codesal, Álvaro Silveira Filho, fez um apelo à população para que não jogue lixo nas encostas e nos canais, evitando assim que seja preciso refazer o trabalho realizado periodicamente pela Prefeitura. "Algumas providências têm ajudado a tornar menos graves os impactos da chuva. Foi o caso da Operação Tapa-Buraco, que começou a ser realizada antes desse período considerado mais crítico e que continuará quando a chuva passar. A população também precisa ajudar nesse esforço e não jogar lixo nas ruas, principalmente nas encostas e canais, porque isso traz um risco direto à vida de pessoas. Faço esse apelo".

 

Os gestores também anunciaram a aquisição de mais dez pluviômetros automáticos para aumentar a eficiência da apuração do volume de chuvas. Os equipamentos chegarão em maio e atuarão em conjunto com os oito que já realizam a aferição de maneira manual.

 

Participam da Operação Chuva órgãos como Codesal, Transalvador, Limpurb, Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Todos fazem parte do Sistema Municipal de Defesa Civil, que contam com o apoio de órgãos como Embasa e Coelba.

 

Famílias

A Prefeitura já identificou 135 famílias em áreas de risco, que já foram notificadas para que deixem suas casas. A identificação dessas famílias é prioridade da Prefeitura na Operação Chuva. O auxílio-moradia de R$300 por mês já está disponível para que essas famílias tenham alternativas seguras durante o período crítico.

 

O benefício vale por três meses, podendo ser ampliado para mais três. Essas famílias terão prioridade no cadastro do Programa Minha Casa, Minha Vida, e poderão ser beneficiadas com as cerca de dez mil moradias disponíveis em Salvador. As solicitações precisam ser registradas pelo número gratuito 199, da Codesal.

 

Skip to content