Logo Prefeitura de Salvador

Baixa capacitação prejudica preenchimento de vagas no Simm

No mês de maio, das 801 vagas de emprego captadas pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), apenas 98 foram preenchidas. Uma pesquisa realizada para detectar os motivos do baixo índice de ocupação das vagas revelou que a baixa qualificação dos candidatos tem impedido o ingresso no mercado de trabalho.

 

Para capacitar melhor as pessoas que querem conquistar um emprego, a Semps lembra que a Prefeitura oferece este ano, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), 9.198 vagas de cursos profissionalizantes. As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba), para os beneficiários do Bolsa Família e seus dependentes.

 

"São 130 cursos das mais diversas especialidades à disposição daqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos para a atuação profissional. É importante destacar que as aulas são gratuitas e proporcionam aos participantes a condição de se habilitar a empregos intermediados pelo Simm, além de melhorar a própria renda e a qualidade de vida", pontua o secretário Mauricio Trindade.

 

Além de inscrever para os cursos do Pronatec, o Simm realiza semanalmente palestras sobre postura, comportamento e etiqueta no ambiente de trabalho para os candidatos. As palestras são promovidas em parceria com a Faculdade da Cidade e ministradas pelo professor Renato Ribeiro.

 

Nas próximas semanas, o Simm passará a oferecer cursos de matemática básica e português básico, com o objetivo de melhorar a capacitação dos candidatos a vagas no mercado de trabalho. O serviço oferece, em média, 240 novas vagas de emprego diariamente.

Skip to content