Logo Prefeitura de Salvador

Prefeito anuncia intervenções para melhoria do trânsito

 

A Prefeitura do Salvador anunciou, nesta terça-feira (28), no Palácio Thomé de Souza, diversas mudanças planejadas no trânsito de Salvador, com medidas a serem tomadas a curto, médio e longo prazos. As principais intervenções acontecerão nas avenidas Joana Angélica, Paulo VI, Octávio Mangabeira, Rótula do Abacaxi, Tancredo Neves e Paralela, além da Rua Chile. Também foi apresentada a regulamentação da carga e descarga e circulação de veículos pesados, em decreto ainda a ser publicado.

 

O decreto prevê restrição do trânsito nas Zonas de Restrição de Carga e Descarga (ZRCD) e Áreas de Restrição à  Circulação (ARC). A carga e descarga serão proibidas de segunda a sexta-feira, das 6 às 21h, e aos sábados, até as 14h. Aos domingos e feriados, estarão liberadas.

 

Já a circulação de caminhões grandes, veículos urbanos de carga (VUC) – que são aqueles com largura até 2,20m e comprimento de 6,50m – e dos caminhões porta-contêineres estará proibida de segunda a sábado, das 6 às 10h; de segunda a sexta-feira, das 17 às 20h. No caso da Orla, a proibição de circulação aos sábados, domingos e feriados é das 9 às 20 horas.

 

A Prefeitura também estuda a contratação de empresas para o monitoramento do trânsito de Salvador, que serão credenciadas e treinadas pela Transalvador. A medida prevê o monitoramento em áreas como escolas e onde estejam sendo realizadas obras viárias ou grandes eventos.

 

Essas empresas, no entanto, não terão poder de fiscalização, que continuará sendo feita pela Prefeitura. O objetivo é dar apoio operacional no controle e monitoramento, garantindo resposta rápida em situações emergenciais.

 

 

Região do Iguatemi

Na Avenida ACM, a Transalvador vai reforçar a sinalização horizontal em frente ao Bradesco, no cruzamento entre a avenida e a Paulo VI, e em frente ao Parque da Cidade, Petrobras e Hotel Fiesta, reforçando a proibição de obstrução do cruzamento. A região do entorno também será beneficiada com a construção de duas passarelas: uma na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Shopping Sumaré, com obras já em andamento, e outra em frente à Madeireira Brotas, que custará cerca de R$3 milhões com recursos assegurados. A região também vai receber semáforos inteligentes que vão melhorar a trafegabilidade, especialmente em horários de pico.

 

 

Centro

Na Avenida Joana Angélica, a Transalvador vai melhorar a fluidez do tráfego com a implantação de duas faixas de trânsito no sentido do Campo da Pólvora, e uma no sentido da Piedade, medida que será tomada baseada em estudos técnicos sobre o volume de carros que passam diariamente pelo local. Para permitir a mudança, será proibido o estacionamento ao longo da avenida. Ainda no Centro, será feita alteração no tráfego da Rua Chile no sentido Pelourinho, valorizando o acesso ao Centro Histórico.

 

Avenida Paulo VI e orla

Na Avenida Paulo VI, será implantado um sentido único de carros e caminhões para quem segue para o Caminho das Árvores. No sentido inverso, para a orla, será implantada apenas uma via exclusiva para ônibus, mantendo o atendimento dos transportes coletivos na região. Já na Octávio Mangabeira, será colocada uma faixa solidária no contrafluxo no período da manhã, que vai poder ser utilizada por veículos de pequeno porte num trecho de aproximadamente 4,8km entre Piatã e Boca do Rio, no sentido Centro.

 

Bonocô e Rótula do Abacaxi

Na Avenida Bonocô, a Transalvador vai melhorar a fluidez do tráfego realocando o ponto de ônibus próximo ao acesso à Avenida ACM e BR-324 para o local em frente ao posto Mataripe. A mudança vai permitir que os ônibus parem no ponto sem afetar o fluxo na via principal. Na Rótula do Abacaxi, a Transalvador avalia, junto com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), responsável pelas obras, realocar pontos de ônibus no sentido da Avenida Bonocô.

 

Estação da Lapa

Está pronto e será encaminhado nos próximos dias para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que propõe a concessão da Estação da Lapa para a iniciativa privada, mas com gestão da Prefeitura. Será aberto um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e a Prefeitura ainda garantirá uma outorga para a empresa vencedora da licitação. Até o procedimento ser finalizado, o local passará por serviços de impermeabilização, drenagem, pintura, reforma dos banheiros, programação visual, entre outras ações que vão melhorar as condições da estação.

 

 

Ao lado do secretário de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia, e do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o prefeito ACM Neto ressaltou que as medidas foram amplamente estudadas pelos técnicos da Transalvador e, algumas serão colocadas em prática em fase de teste, podendo ser reavaliadas caso não se alcance os objetivos almejados.

 

"Algumas medidas, como a implantação das cinco faixas na Avenida Paralela, que será sinalizada dessa forma após o recapeamento da via, são definitivas, assim como a construção das passarelas na Avenida Tancredo Neves e em frente à Madeireira Brotas. Mas outras, como as que preveem mudanças no fluxo nas avenidas Joana Angélica e Paulo VI, serão colocadas em prática, mas podendo ser revistas. O que não podemos fazer é ver a situação como está e ficarmos imobilizados", afirmou o prefeito.

Skip to content