Logo Prefeitura de Salvador

Começa campanha de vacinação contra a pólio

Chegou a hora de proteger as crianças contra a paralisia infantil (poliomielite). Pais ou responsáveis devem levar os pequenos com idade entre 6 meses e menores de 5 cinco anos ao posto de saúde mais próximo para tomar as duas gotinhas já disponíveis na rede pública de saúde. A meta é imunizar 95% do público-alvo, estimado em 156.682 crianças.

 

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação acontece no sábado, 8 de junho, em todos os postos de saúde e em locais estratégicos, como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações, igrejas, terminais rodoviários e estações de transbordo. Também estão inclusos pontos focais como a Biblioteca Central e o Elevador Lacerda.

 

Pólio

A poliomielite é uma doença infecciosa ocasionada por vírus, causando paralisia dos membros inferiores, podendo atingir os músculos respiratórios, o que aumenta o risco de morte. A única medida de prevenção eficaz é a vacinação. Apesar do Brasil estar livre do poliovírus há 24 anos, a vacinação se faz necessária para que não haja reintrodução da doença no território nacional, até a concreta certificação mundial da erradicação do agente infeccioso.

 

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 16 localidades dos continentes asiático e africano constituem os países endêmicos e que restabeleceram a transmissão do poliovírus por importação. Nestes últimos, a reintrodução foi favorecida devido ao fluxo de viajantes e coberturas vacinais heterogêneas. Até março de 2013, foram registrados 10 casos de poliomielite, sendo cinco no Paquistão, quatro na Nigéria e um no Afeganistão.

Skip to content