Logo Prefeitura de Salvador

Cras orientam população sobre funcionamento do Bolsa Família

Boato no fnal de semana anunciou o fim do benefício social, o que provocou grande procura nos 21 centros espalhados pela cidade


 

 

Devido aos boatos do fim de semana anunciando o término do Programa Bolsa Família, muitas pessoas compareceram na manhã desta segunda-feira (20), nos centros de Referência da Assistência Social (Cras), vinculados à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), para buscar informações sobre o benefício. Todas foram orientadas sobre a manutenção do programa, que em Salvador atende mais de 191 mil famílias.  

 

Segundo o secretário da Semps, Maurício Trindade, as equipes dos centros estão prestando todas as informações necessárias para tranquilizar os beneficiários do programa. "Em função deste boato maldoso, houve uma grande corrida aos 21 Cras espalhados por toda a cidade. Mas a população pode ficar tranquila, pois não aconteceu nenhuma mudança no programa, que é importante na política social do país. Tudo continuará funcionando normalmente", assegurou o gestor.

 

Criado pelo governo federal, o Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza. Podem participar todas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Para receber o recurso, as famílias devem preencher o Cadastro Único (CadÚnico) que dá acesso a outros programas sociais.

 

Entre os critérios exigidos para as famílias terem direito ao benefício estão a carteira de vacinação das crianças em dia e a comprovação de que os filhos em idade escolar estejam matriculados e cursando regularmente a rede pública de ensino. Os valores dos benefícios variam de acordo com as características de cada família, considerando a renda mensal da família por pessoa, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família.

 

Skip to content