Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura faz homenagem a agentes de limpeza em almoço

Profissionais responsáveis pela limpeza da cidade são lembrados pelo seu dia

Um grande almoço de confraternização marcou as comemorações pelo Dia do Agente de Limpeza, ou Gari, celebrado nesta quinta-feira (16), na sede da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), na BR-324. A tradicional festa, organizada pela Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), contou também com apresentação musical e sorteio de brindes para os homenageados.

 

De acordo com a secretária da Semop, Rosemma Maluf, esta é uma forma de reconhecimento aos trabalhadores que, na função diária de manter a cidade limpa, também contribuem para a melhoria da autoestima dos cidadãos. "Basta a cidade ficar um dia sem limpeza para percebermos a importância do gari. O trabalho que eles realizam não é apenas a questão mecânica. Eles também atuam com alegria, conseguem estabelecer uma relação bacana com os moradores do bairro onde atuam. Podemos dizer que eles também atuam, indiretamente, como relações públicas da cidade", afirmou.

 

Uma das atrações da festa foi o agente de limpeza José Jorge de Jesus, que atua há seis no bairro da Liberdade, onde mora. Ele contou que, todos os dias, costuma trabalhar cantando músicas em português, inglês e espanhol. Acabou conhecido como o "gari poliglota" e foi convidado a mostrar os dotes artísticos aos colegas. "Desde pequeno me ligo em músicas internacionais e acabei aprendendo de ouvido", diz. "Mas não me peça pra falar nesses idiomas. I don't speak English (eu não falo inglês)", completou em seguida.

 

Sobre trabalho de agente de limpeza, ele relatou que é um trabalho gratificante, mas ainda repleto de preconceito da população. "Algumas pessoas ainda acham que o trabalho de limpeza é um trabalho menor. Alguns nem falam com a gente, outros já respondem. No meu caso, procuro trabalhar sempre com alegria, tratando todos bem e cantando, é claro", finalizou.

 

O evento contou ainda com a presença de representantes de órgãos municipais e dos vereadores Vado Malassombrado, Léo Prates, Luiz Carlos Suíca e Euvaldo Jorge. Logo mais, na Câmara de Vereadores, acontece uma sessão especial em homenagem ao Dia do Gari.

Skip to content