Logo Prefeitura de Salvador

Uma tarde em Itapuã

Além dos encantos naturais, a praia cantada por importantes artistas abriga praticantes do novo esporte, o Stand Up Paddle

É bom passar uma tarde em Itapuã. Ouvir o mar de Itapuã. Falar de amor em Itapuã. Cantada aos quatro cantos do mundo por artistas, como Toquinho, Dorival Caymi e Vinícius de Moraes, o bairro é um verdadeiro cartão-postal conhecido internacionalmente. É acolhedor, poético e mágico. Sua praia possui uma beleza exuberante. As águas são calmas, límpidas e transparentes, ideais para a pesca, banho de mar e também para a prática de esportes.

 

Em tupi-guarani, Itapuã quer dizer "pedra que ronca". Conta a história que uma pedra roncava, na praia de Itapuã, sempre que a maré estava vazante e isso acabou dando origem ao nome do bairro, um dos mais famosos de Salvador. Segundo o morador local, Roberto Silva, os primeiros habitantes do bairro eram negros refugiados após a Abolição da Escravidão. Eles passaram a residir em Itapuã e a sobreviver da pesca. O crescimento deu origem a uma colônia de pescadores.  

 

Atrações  – Com o passar do tempo, a praia de Itapuã virou o local favorito de veraneio do soteropolitano e deixou de ser um local pacato e isolado da cidade. Sendo um dos mais populosos da cidade, o bairro continua a atrair turístas e apaixonados por seus encantos naturais e culturais. Atualmente, ele oferece um ingrediente a mais aos frequentadores da praia da Rua K: o point do Stand Up Paddle, SUP.

 

O SUP é um esporte que utiliza remo, prancha e muito equilibrio para se manter em pé. Chegou ao Brasil aproximadamente há duas décadas. A praia da Rua K apresenta condições naturais apropriadas para a prática do esporte. Com um mar tranquilo e uma bela vista da cidade à distância, tranformou-se num ponto de encontro de adeptos do esporte, sobretudo no período da tarde.

 

Para a praticante de Stand Up, Vânia Rocha, o local é mágico e perfeito. "Nada se compara à beleza de Itapuã. O mar daqui é perfeito para o esporte, além da vista privilegiada da cidade", declara.

 

 

 

Skip to content