Logo Prefeitura de Salvador

Órgãos municipais atuam para minimizar efeitos da chuva

Os órgãos da Prefeitura envolvidos na Operação Chuva estão atuando para solucionar  as ocorrências geradas pelas fortes chuvas que caem na cidade. Iniciada em 1º de abril, com ações preventivas para chegada do período chuvoso, a operação conta com a participação de órgãos como a Defesa Civil (Codesal), Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), Superintendência de Conservação de Obras Públicas (Sucop), Superintendência de Controle e Ordenamento e de Uso do Solo (Sucom).

 

Desde o início das chuvas até o final da manhã desta sexta-feira (19), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 38 solicitações de emergência. Houve o predomínio de ameaças de deslizamentos de terra (11), sendo registrados também ameaça de desabamento de imóveis (10),  alagamento de área (2), alagamento de imóvel (3) e uma queda de árvores. Seis casos de deslizamentos de terra foram registrados em Cajazeiras IV, São Gonçalo do Retiro, Fazenda Coutos, Palestina, Alto de Peru e Pau Miúdo. Até o momento, não havia registro de feridos.

 

A Codesal funciona em plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199, inclusive no final de semana. O órgão mantém uma equipe de plantão para atender as ocorrências.

 

Vistorias

A Sucom foi acionada para vistoriar duas obras. A primeira, uma construção  na Rua Manuel Fernandes, em São Caetano, que apresenta rachaduras e oferece riscos para os imóveis vizinhos. A outra ocorrência foi registrada na Ladeira Barão de Loreto, no Engenho Velho de Brotas, onde os técnicos do órgão embargaram nesta sexta a obra de ampliação da Igreja Nova Vida, que, além irregular, apresenta ameaça para os moradores da parte de baixo do terreno do imóvel.

 

Transalvador – Em função das chuvas, o corpo técnico da Transalvador opera em turnos dobrados, em regime de plantão, garantindo monitoramento constante do tráfego da cidade. Por conta de alagamentos verificados na Avenida Paralela e no entorno do Dique, agentes orientam constantemente o tráfego nestes locais, administrando o fluxo de veículos.

 

Até a manhã desta sexta-feira, foram contabilizados 29 semáforos quebrados, de um total aproximado de 500 equipamentos. Por este motivo, agentes têm atuado no ordenamento da passagem dos veículos e pedestres em vias e cruzamentos. A Transalvador está trabalhando, continuamente, na manutenção dos equipamentos eletrônicos para que o sistema de sinalização luminosa seja o mais rapidamente restabelecido.

 

Ao longo desta sexta-feira, a Sucop realizou vários serviços para minimizar os problemas causados pela chuva, a exemplo de limpeza de caixas de sarjeta nas avenida  Anita Garibaldi, Sete de Setembro (trecho Barra), do canal na Rua Nilo Peçanha (Calçada) e na Avenida San Martin (Retiro). Na Rua Silveira Martins e Avenida Vasco da Gama foram efetuados os seguintes serviços:  limpeza de calha, restauração de caixas sarjeta, limpeza mecânica de vala, desobstrução de rede), entre outras ações.

Skip to content