Logo Prefeitura de Salvador

Projeto de arte-educação mobiliza escola na Vasco da Gama

 

Cerca de 250 alunos da Escola Municipal São João Batista, localizada na Avenida Vasco da Gama, terão um dia especial nesta quinta-feira (23). A unidade vai receber, a partir das 7h30, o projeto de arte-educação "Mário Gusmão Vai às Escolas", realizado pelo Centro de Arte-educação e Cultura Mario Gusmão (Ceart). A ação, que já faz parte do calendário da Secretaria Municipal da Educação (Smed), é realizada há três anos e semanalmente oferece oficinas de Literatura, Artes Visuais, Teatro, Música e Dança  para estudantes da rede municipal de ensino.

 

Além de levar às crianças a experimentação das linguagens artísticas de forma lúdica, os arte-educadores pretendem também fazer com que elas reflitam sobre temas de seu cotidiano. Em 2013, a discussão gira em torno da "Cultura de Paz: um exercício para a Convivência Humana", tema eleito pelo Centro para ser trabalhado durante as ações nas unidades de ensino. Nesse contexto, as discussões giram sempre em torno do que cada um pode fazer em favor da paz em seus espaços de convivência.

 

Nas oficinas de dança, por exemplo, os alunos são estimulados a criar coreografias para a música "Girassol", da banda Cidade Negra. "Escolhemos essa canção pela letra reflexiva que ela tem e pela flor simbolizar realmente a paz. Muitos alunos não sabem disso e quando têm noção dos significados, o trabalho ganha outra magnitude e o resultado é maravilhoso", explica a professora de dança Adilvani Silva.

 

Em paralelo, o grupo realiza a oficina de Artes Visuais, que produz com os alunos diversos "girassóis" com papel colorido, criando um resultado coreográfico e visual que atrai a plateia formada pelos próprios estudantes da escola. O resultado das oficinas é apresentado em sala de aula.

 

Skip to content