Logo Prefeitura de Salvador

Salvador sedia seminário de violência contra a mulher

Com o intuito de estimular a organização de uma rede de atenção e cuidados para as mulheres que sofrem violência doméstica e sexual, nesta quinta e sexta-feiras (9 e 10), a capital baiana será sede do Seminário Macrorregional de Atendimento de Saúde à Mulher em Situação de Violência, com o tema "Para elas,  Por elas, Por eles… Por nós". O evento acontece a partir das 8 horas, na Universidade Norte do Paraná (Unopar), na Avenida Santiago de Compostela, em Brotas.

 

O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, reunirá profissionais da região Nordeste, além de representantes do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante o seminário, serão realizadas oficinas com os temas racismo e sexismo institucional como determinantes de saúde no atendimento à mulher em situação de violência.

 

Também serão abordados temas como a política nacional de humanização e atendimento à mulher, violência na assistência obstetrícia e o abortamento, notificação de violência e o atendimento da rede de atenção e os impactos da violência na saúde mental.

 

Estatísticas

Duas em cada três pessoas atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) em razão de violência doméstica ou sexual são mulheres. Esses dados foram apresentados pelo Mapa da Violência 2012, realizado pelo Instituto Sangari. O instituto ainda apontou que, em 51,6% desses atendimentos, foi registrada reincidência no exercício da violência.

 

Em Salvador, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) registrou 1.702 ocorrências de violência contra a mulher nos primeiros 50 dias deste ano. Os números representam um crescimento de 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

                       

Skip to content