Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura divulga balanço das ações municipais no feriadão

Para garantir a operacionalização dos serviços essenciais da cidade, muitos órgãos da Prefeitura funcionaram durante o feriado prolongado. Alguns deles atuaram também para viabilizar os jogos da Copa das Confederações, realizados em Salvador nos dias 19 e 22.

 

Trânsito

De quinta (20) a domingo (24), a Transalvador, em blitze da Operação Lei Seca, abordou 600 condutores, com emissão de 86 autos de infração por embriaguez e remoção de 30 veículos ao pátio do órgão. No período, 66 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro e 86 tiveram as carteiras de habilitação apreendidas.

 

Operação Chuva

Entre os dias 20 e 24 de junho, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 64 solicitações de emergência. A maior parte delas foi referente à deslizamento de terra, com 22 pedidos através da central 199. O órgão realizou ainda 11 cadastros e entregou 5.324 metros de lonas que beneficiou pelo menos 27 áreas de risco na capital baiana.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) choveu 17,4mm no mesmo período. No Aterro Centro foi contabilizado o maior índice pluviométrico da cidade, com 54mm. A Codesal permanece de plantão durante 24 horas através do 199, ligação gratuita.

 

Poluição sonora

No período de 21 a 24 de junho, a Sucom atendeu 117 reclamações por poluição sonora, em diferentes pontos da cidade. O órgão também removeu um palco montado sem licença para realização de festa junina na área do Mercado do Peixe, no Rio Vermelho. Segundo a Sucom, a promoção do evento não foi autorizada devido aos problemas com poluição sonora e trânsito.   

 

Além disso, durante os dois jogos da Copa das Confederações, a Sucom apreendeu, no entorno da Arena Fonte Nova, publicidade irregular em objetos como bonés, camisas, bandeiras, panfleto e placas. Também foram recolhidos equipamentos de som. A Sucom emitiu oito termos de apreensão de bens e oito notificações para estabelecimentos comerciais que também exibiam marcas não autorizadas para o evento.

 

Ambulantes

Na Copa das Confederações e no São João, as equipes de Fiscalização e Licenciamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) efetuaram 10 apreensões de material irregular. Além de isopores irregulares, também foram retidas camisas pirateadas. A ação teve a parceria da Polícia Civil.

 

Guarda Municipal

No feriadão, a Guarda Municipal de Salvador, vinculada à Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev/Semop), registrou 17 ocorrências. Do total, foram cinco apreensões, um ato de vandalismo, três auxílios ao público, sete ações de apoio a outros órgãos e uma ocorrência por motivos diversos.

 

Salvamar

Durante o feriado prolongado, a Salvamar registrou 23 ocorrências sem vítimas fatais, a maior parte deles na praia de Stella Maris, devido às fortes correntes marítimas naquela região. Os agentes resgataram ainda, na Pedra do Sal (Itapuã), o corpo de uma mulher com perfurações de bala.

Skip to content