Logo Prefeitura de Salvador

ACM Neto recebe prefeito de Aracaju para discutir saúde

Gestores aproveitam encontro para trocar informações sobre experiências bem- sucedidas em Salvador e na capital sergipana

O prefeito ACM Neto recebeu hoje (14) o prefeito de Aracaju, João Alves, no Palácio Thomé de Souza, para apresentar, ao lado do secretário da pasta, José Antônio Rodrigues, a experiência na saúde de Salvador. O chefe do Executivo da capital baiana falou sobre o desafio de aumentar a capilaridade dos serviços na área, diante da dívida de curto prazo, que gira em torno de R$ 560 milhões. ACM Neto defendeu a importância de dobrar, no caso de Salvador, o Programa  Saúde da Família.

 

"Só em 2013, temos um déficit de R$ 100 milhões na saúde, além de termos a pior arrecadação entre as 27 capitais brasileiras. No começo da gestão, decidi por um contingenciamento de 25%, sem afetar saúde, educação e folha de pagamento. Estamos num esforço grande para não comprometer serviços essenciais", disse ACM Neto. "Esse é um encontro positivo por possibilitar troca de experiências", completou.

 

O prefeito de Aracaju também destacou o momento dramático na saúde do município e disse que o encontro marcado com ACM Neto mostra que está sempre aberto a novas ideias. "Sabemos que o senhor tem atuado em práticas inovadoras de gestão. Precisamos mesmo ter humildade para perceber experiências bem-sucedidas para que possamos aprender", mencionou.

 

João Alves também tirou dúvidas sobre a estrutura da saúde em Salvador com o secretário José Antônio Rodrigues, que pôde destacar as dificuldades e as práticas positivas. "Ainda temos uma cobertura tímida do Programa  Saúde da Família, mas um dos pontos positivos é o funcionamento do Samu-192, que tem o respeito da população soteropolitana", afirmou o secretário.

 

O prefeito João Alves e sua equipe visitaram, antes do encontro no Palácio Thomé de Souza, a unidade de saúde de São Marcos. Também marcou presença no encontro o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara, que convidou a comitiva de Aracaju para conhecer o trabalho do Legislativo municipal.

Skip to content